09/03/2020 às 15h39min - Atualizada em 09/03/2020 às 15h39min

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão foi inaugurado em Três Passos

Atendimento ao público já teve início a partir desta segunda-feira


Um momento importante para a comunidade trespassense aconteceu na noite de sexta-feira, dia 06 de março. A inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC/SUS. O ato aconteceu em frente ao local, com a participação de representantes de entidades, comunidade e autoridades em geral.  Compuseram o palanque oficial o prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, a primeira Dama, secretária Municipal de Assistência Social, Fabiane Amaral; o vice-prefeito Municipal de Três Passos, Jorge Leandro Dickel; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Habitzreiter; o deputado federal, Marcelo Moraes; a secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz; além dos secretários municipais e a equipe que vai compor o CIAC/SUS foi apresentada à comunidade.


Em sua manifestação no ato inaugural, o deputado Marcelo Moraes, parabenizou o município pela conquista. O prefeito Municipal fez um agradecimento especial a todos aqueles que de alguma forma estiveram envolvidos na realização desse sonho: colocar em funcionamento um local, que assim como muitos no Brasil, era fadado a entrar em uma estatística negativa. “Com muito esforço e noites mal dormidas, hoje estamos aqui para entregar à comunidade este local que se propõe a oferecer um serviço resolutivo, dinâmico e qualificado”, pontuou o prefeito.

Na ocasião, o prefeito e vice juntamente com autoridades cortaram a fita inaugural, descerraram a placa marcando oficialmente a inauguração do local e a placa com a lei nº5.528/2019, aprovada pelos vereadores, que denomina o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão com o nome da enfermeira, servidora Municipal, Rejane Richter.


Logo após, os presentes puderam conhecer as instalações do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS), que vai contar com 25 profissionais e integrar uma Estratégia da Saúde da Família (ESF), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), a Central de Assistência Farmacêutica, a Central de Imunização e a Central de Transporte Sanitário, que agrega o Programa Conduz Vida que trata do transporte sanitário de pacientes. Já nesta segunda-feira, o CIAC/SUS começou a atender a população das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17horas.
 

SAIBA MAIS SOBRE ESTE PROCESSO HISTÓRICO

Mais de 8 mil páginas e um grande esforço técnico-administrativo compuseram o processo, para que a Administração Municipal conseguisse alcançar o objetivo, de colocar em funcionamento o CIAC/SUS. Há mais de 10 anos, Três Passos foi requisitado para receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tipo I, e o projeto por anos vinha sendo formatado nas suas mais diferentes etapas.  A entrada efetiva na luta para que ocorresse uma reavaliação no modelo inicial da UPA aconteceu em 2017, quando os gestores municipais perceberam que o financiamento para colocação do serviço em efetivo funcionamento era insuficiente.


O prefeito José Carlos Amaral liderou o movimento no RS junto à Famurs, para pressionar o Ministério da Saúde a publicar portarias, flexibilizando e readequando o uso da estrutura de acordo com a realidade de cada município. Um vitória histórica, tanto que o modelo de funcionamento do CIAC/SUS de Três Passos foi pioneiro, sendo utilizado por outros estados como Minas, Bahia e Ceará.


O valor do investimento total entre infraestrutura e equipamentos somou mais de R$ 3 milhões, com 0% de desperdício do dinheiro público. Três Passos saiu de uma estatística assombrosa: o Brasil tem hoje cerca de 2 mil unidades de saúde que estão prontas, mas que não funcionam por diversos motivos, e tem, 219 UPA’s, nesta mesma situação. Estes números representam mais de R$ 1 bilhão, em dinheiro público desperdiçado. 

 

 FOTOS: Leandro Camillio

 
--
Elenara de Oliveira
Jornalista Reg. Nº 17796
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp