14/01/2020 às 16h19min - Atualizada em 14/01/2020 às 16h19min

Mais de 40 municípios decretam situação de emergência no RS

Segundo a Secretaria da Agricultura, esta é a maior estiagem a atingir o Estado nos últimos tempos

Prefeitura de Vale Verde/Divulgação/JC
Os municípios de Estrela Velha e Nova Palma, na região central do Rio Grande do Sul, e Santa Tereza, na Serra, foram os últimos locais a decretar situação de emergência devido à estiagem, segundo nota da Defesa Civil divulgada no começo da tarde desta terça-feira (14). Ao total, 42 cidades já decretaram a situação no Estado. Outros 12 municípios estão registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) do órgão para também obter reconhecimento da emergência.
 
O 4º levantamento do ciclo 2019/2020 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que o Estado não alcançará todo seu potencial produtivo em culturas como soja e milho. Na Serra, região produtora de uvas, as previsões apontam uma perda de 25% a 35% da produção - o que pode chegar a 40% se a estiagem continuar.
Uma reunião, na segunda-feira (13), na sede da Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), junto à Emater-RS e Federação da Agricultura do Estado (Farsul) resultou uma lista de 10 pontos para reduzir o impacto econômico. A lista será entregue nesta terça-feira (14) ao governador Eduardo Leite e, depois, ao governo federal.
 
A Defesa Civil já levou reservatórios de água móveis à população para amenizar os efeitos da falta de chuva. Ainda assim, segundo a Secretaria da Agricultura, esta é a maior estiagem a atingir o Estado nos últimos tempos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp