02/01/2020 às 09h54min - Atualizada em 02/01/2020 às 09h54min

"Waze" das lavouras busca espaço no RS

Plataforma digital criada no Centro-Oeste se propõe a ajudar o produtor na escolha da cultivar

Uma plataforma digital colaborativa criada no Centro-Oeste busca espaço entre produtores do Rio Grande do Sul. A PlantUp foi desenvolvida em setembro de 2019. E de lá para cá cresceu e forma rápida: soma mais de 6 milhões de hectares cadastrados e 1,4 mil agricultores participantes. Além de se espraiar para outras regiões do país, também começou a fazer cadastros no Paraguai. 

– A ferramenta surgiu de necessidade que percebíamos nos agricultores para a tomada de decisão sobre qual cultivar apostar. Faziam pequenos testes nas propriedades e conversavam com vizinhos. Pensamos em acelerar esse processo, para compartilhar informações, levando dados precisos – conta Marcelo Laurente, diretor comercial do Grupo Atto, com sede em Rondonópolis (MT), que desenvolveu a PlantUp.

A plataforma tem acesso gratuito e traz comparativo de desempenho de cultivares por regiões específicas. O funcionamento, compara Laurente, é semelhante ao do Waze, aplicativo colaborativo de trânsito. Ele acrescenta que a privacidade é mantida. São compartilhados resultados, não a identidade de quem os obteve. 

– O Rio Grande do Sul é região produtora muito importante. A chegada do agricultor gaúcho será nova fase da plataforma –  completa o diretor. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp