12/11/2019 às 10h23min - Atualizada em 12/11/2019 às 10h23min

SMEC lança edital para inscrições, matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino

Assessoria Prefeitura Municipal de Três Passos
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Três Passos está com o período de inscrições, matrículas e rematrículas para vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) e para o Ensino Fundamental nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Três Passos.
*Ingresso na Educação Infantil
As inscrições vão de 18 de novembro até 06 de dezembro de 2019, para inscrições (novas vagas) e rematrículas (para quem está frequentando) nas Escolas Municipais de Educação Infantil.
A criança deve ter quatro meses a 03 anos de idade para creche e 4 e 5 anos (feitos após 31 de março) para pré-escola.
O processo de inscrição de vagas para as crianças novas nas Escolas de Educação Infantil acontece todo final de ano, entre os meses de novembro e dezembro.
Conforme explica o secretário Municipal de Educação, Valdemar Bonatto, os pais ou responsáveis devem ir até a Escola de seu interesse entregar a ficha de inscrição, juntamente com a documentação solicitada dentro do prazo estabelecido.
            No entanto, ele enfatiza que as crianças que frequentaram as EMEIs em 2019, terão vaga garantida para o próximo ano mediante a realização da rematrícula dentro do prazo estipulado, com assinatura da documentação constante na escola por pais e/ou responsáveis, e ainda, presença na reunião de início do ano letivo de 2020, que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro, conforme cronograma a ser divulgado.
            A confirmação das vagas/matrícula e rematrículas das crianças dar-se-á mediante presença e assinatura dos pais/ou responsáveis na reunião de início do ano, que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro, conforme cronograma a ser divulgado.
*Divisão das turmas da Educação Infantil
Nas oito EMEIs serão ofertadas turmas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e maternais.  Já nas EMEIS Primeiros Passos, Lápis de Cor, Tia Mercedes, Dona Vanda Buchner e Cidadão Júnior não terão as turmas do Pré I, sendo os alunos contemplados com a vaga no Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luíz Rhoden.
Na EMEI Elso Paulo Severnini terão turmas de Pré I em meio período manhã e tarde. Na EMEI Cinderela permanece turma de Pré I em tempo integral e na EMEI Vovó Paulina permanece o atendimento tal qual 2019.
O secretário ressalta que é importante os pais saberem que caso haja interesse em trocar de escola, a criança passa a compor o grupo de inscritos para novas vagas, ou seja, a rematrícula será considerada para alunos que permanecem no mesmo Educandário.
No Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luis Rhoden, será ofertado atendimento exclusivamente em tempo integral, já nas escolas de Ensino Fundamental, serão ofertados atendimento em tempo parcial. 
A SMEC pondera que havendo lista de espera será organizado sorteio público, com data e local a ser divulgado.
*Inscrições e rematrículas das Escolas de Ensino Fundamental
De 18 de novembro de 2019 até 29 de novembro de 2019, é o período estipulado para inscrições a novas vagas, para alunos de Educação Infantil (Pré I e Pré II) nas escolas urbanas de Ensino Fundamental (EMF’s).
A SMEC estará divulgando até o dia 06 de dezembro, a lista com os alunos selecionados com as novas vagas, a qual será fixada no mural das escolas. 
Para matrículas e rematrículas (Pré ao 9º ano) nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, fica estabelecido o período de 09 de dezembro até 20 de dezembro de 2019.
Os alunos novos para a Educação Infantil na EMF’S deverão realizar inscrição na Escola de sua preferência para concorrer a vaga. As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade e a capacidade de cada educandário, respeitando o número de turmas e o número de alunos por turma, conforme legislação vigente.
A responsabilidade da matrícula é dos pais/ou responsáveis pelos alunos. Já os alunos matriculados no ano de 2019 terão vaga garantida mediante a rematrícula.
No Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, será ofertado atendimento exclusivamente em tempo integral.
            Segundo o secretário de Educação, após a inscrição, será realizada a seleção dos inscritos considerando a distância Escola X Residência do aluno, utilizando o google maps, My Maps ou google earth como parâmetro de medir a distância. “Iremos considerar o caminho mais próximo e após completar o número de aluno por turma o excedente será redistribuído nas escolas com maior proximidade da residência”, explicou Valdemar.
            Para ingressar nas turmas de Educação Infantil do Ensino Fundamental, o aluno deve ter 04 anos completos até 31 de março de 2020. Para ingressar no Ensino Fundamental, com duração de nove anos, o aluno deve apresentar 6 anos completos até 31 de março de 2020, conforme legislação vigente.
            Mais informações podem ser verificadas diretamente na SMEC, em horário de expediente, ou no Edital publicado no mural da Prefeitura e no site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp