04/11/2019 às 08h48min - Atualizada em 04/11/2019 às 08h48min

Ministro da Educação afirma que vazamento do tema da redação partiu de aplicador de prova

GaúchaZH
Weintraub destacou que o vazamento teve "zero impacto no exame"Facebook do MEC / Reprodução

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, fizeram um balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 em entrevista coletiva na noite deste domingo (3), 30 minutos após o término do exame (19h), na sede do Inep, em Brasília. 

Segundo o ministro, o episódio do vazamento de uma foto da prova teve "zero impacto no exame". Assegurou que a Polícia Federal (PF) já está investigando e acredita que um aplicador foi responsável pelo repasse da foto que continha informações sobre a redação. Ele teria fotografado provas de participantes ausentes. 

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), esta edição teve a menor taxa de abstenção, tendo 3,9 milhões de candidatos presentes. Foram registrados em todo Brasil 376 eliminações por diversos motivos. Entre eles, o ministro citou a recusa para coleta de biometria e mau comportamento. Não houve registro de tentativa de fraude. Na edição de 2018, o Enem teve 71 eliminações no primeiro dia de aplicação.

Questionado sobre o conteúdo da prova, Weintraub falou que esta edição foi "tranquila, sem doutrinação e forçação de barra" e que o exame teria "respeitado as famílias e unido a nação". O ministro definiu a prova como "um sucesso" e disse que a execução teria sido "a cara do governo Bolsonaro". Sobre a ausência de questões sobre a ditadura militar, o ministro se limitou a dizer que "não havia participado da escolha das questões" e que abriria um debate "sem necessidade" sobre o uso dos termos "regime" ou "ditadura".

Lopes informou que o resultado das provas será divulgado em janeiro e que o gabarito oficial sairá no dia 13 de novembro.  Sobre o vazamento de uma página da prova, esclareceu que os aplicadores são autorizados a utilizar telefones celulares nos prédios de aplicação, mas que, a partir da abertura dos malotes contendo as provas, eles devem ser desligados.

No próximo domingo (10), acontece a segunda aplicação com as provas de ciências da natureza e matemática.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp