30/09/2019 às 11h02min - Atualizada em 30/09/2019 às 11h02min

Primeiras lavouras de trigo da safra 2019 estão prontas para colher no RS

Maior parte da área de trigo, 58%, está na fase de enchimento do grão nos 739,4 mil hectares cultivados - Foto: Divulgação / Marconi Flach

É uma pequena parte, mas 3% da lavoura de trigo da safra 2019 no Estado está pronta para ser colhida. A conclusão está no mais recente Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar – conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O grão por colher apresenta característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita. Ainda de acordo com o levantamento, publicado na quinta-feira (26/9), 7% das lavouras de trigo estão na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo), 32% em floração e 58% na fase de enchimento do grão. A área estimada com trigo é de 739,4 mil hectares.

A canola já tem 22% das lavouras colhidas no RS. O plantio total nesta safra é de 32,7 mil hectares. Maduro por colher está 20%, enquanto 12% se encontra em floração e 46% na fase de enchimento do grão. As regiões da Emater/RS-Ascar principais produtoras dessa oleaginosa são Santa Rosa, Ijuí, Santa Maria, Bagé e Frederico Westphalen, que correspondem a 93% da área cultivada com a canola no Estado.

Para a cevada, com 42,4 mil hectares cultivados, 8% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 26% em floração, 50% na fase de enchimento do grão e 16% maduro por colher. De modo geral, o desenvolvimento das lavouras no Estado é considerado bom.

A área estimada pela Emater/RS-Ascar com plantio de aveia branca é de 299,9 mil hectares, com produtividade esperada de 2.006 quilos por hectare. No Estado, 2% das lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, 63% na fase de enchimento do grão, em 12% a aveia está madura por colher, e 9% das lavouras foram colhidas.

Milho

A estimativa da Emater/RS-Ascar para safra de milho 2019-2020 indica área de 771.578 hectares, aumento de 1% em relação à safra anterior e produção estimada de mais de 5,9 milhões de toneladas. Isso resulta em produtividade de 7.710 quilos por hectare. Segundo o zoneamento agroclimático para o milho, o período de plantio ocorre entre o início de agosto e o final de janeiro. De acordo com o zoneamento, as regiões onde o plantio mais avançou na última semana foi Santa Rosa, Frederico Westphalen, Ijuí, Soledade, Passo Fundo e Erechim.

Olerícolas

Na região Nordeste gaúcha, as condições climáticas no geral foram favoráveis ao bom desenvolvimento da cebola. No entanto, algumas lavouras foram afetadas por granizo, mas ainda não se pode dimensionar os danos. As lavouras estão em estádio de desenvolvimento vegetativo.

Na Fronteira Noroeste e Missões está em andamento o plantio de novas áreas de aipim, beneficiado pela boa umidade do solo. As primeiras lavouras implantadas apresentam boa brotação. Produtores buscam trocar materiais propagativos visando melhor adaptação dos genótipos e variedades mais resistentes a doenças. O plantio da cultura deve se estender até outubro, já que alguns produtores preferem fazer o plantio quando o solo está mais quente, diminuindo o tempo de permanência do material no solo exposto a animais e doenças que possam causar danos e diminuir a emergência de plântulas. Os produtores seguem colhendo mandioca madura, porém o descasque é mais oneroso e o cozimento está mais difícil. Segue a colheita também para produção de polvilho doce e azedo em agroindústria.

Na região Nordeste do RS, as lavouras de batata seguem em desenvolvimento vegetativo. Produtores realizam monitoramento, tratamentos fitossanitários e preventivos. Na Fronteira Noroeste e Missões, que correspondem ao regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, segue o plantio. As lavouras implantadas estão em germinação e as primeiras apresentam bom desenvolvimento vegetativo.

Na Região Metropolitana da capital e proximidades, as lavouras de batata-doce se encontram em enchimento de tubérculos e estão sendo colhidas, totalizando 94% da área na Costa Doce. Produtores percebem queda no consumo.

No Sul, prosseguem as atividades de transplante de mudas de tomate para estufas. O preço subiu novamente na semana. No Litoral Norte, estão sendo replantadas áreas atingidas pelo granizo. Na região Sul continua sendo realizado transplante de mudas de pimentão para estufas. O preço do pimentão aumentou.

Frutícolas

No Litoral Norte, os principais municípios produtores de banana são Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara e Torres. A produção está em colheita. A produtividade, que já era menor em razão da nebulosidade, reduziu ainda mais com a ocorrência de granizo. Com isso, reduz a oferta da fruta, elevando os preços.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, produtora de maracujá amarelo azedo, finalizou o vazio sanitário e foi iniciada a implantação de novos pomares. Com isso, a safra é antecipada, tendo em vista nova forma de produção de mudas.

Na região Sul, a cultura do pêssego encontra-se principalmente em fase de frutificação. Algumas cultivares ainda estão em florescimento e entram em finalização as atividades de poda. Em pomares localizados em áreas baixas, com concentração de frio e cultivares mais precoces, cuja frutificação está mais adiantada, produtores relatam danos ocasionados pela geada, que provocou a queima interna do fruto em início de frutificação. Os prejuízos devem ser avaliados nas próximas semanas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp