24/09/2019 às 08h04min - Atualizada em 24/09/2019 às 08h04min

Aplicativo que indica os menores preços praticados no Rio Grande do Sul completa seis meses de lançamento

Lançado em março pelo Governo do Estado, o Menor Preço Nota Gaúcha é um aplicativo que proporciona economia nas compras e vem conquistando os cidadãos gaúchos. Após seis meses em operação, já são mais de 50 mil downloads, 1,7 milhão de pesquisas realizadas e 57 milhões de itens retornados como resultado. “Os números têm apresentado um crescimento constante, demonstrando que é uma ferramenta muito útil para os cidadãos”, destaca Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.
A iniciativa permite que os usuários encontrem o menor preço de um produto em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), sendo uma ferramenta simples e ágil para proporcionar economia no momento de fazer as compras. As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e).
Essa mecânica, segundo Ricardo, garante que os dados do aplicativo sejam bastante confiáveis. “Quanto maior a participação da população e mais indicações de CPF nas Notas Fiscais tivermos, mais atualizadas e precisas serão as informações disponibilizadas”, destaca.
Ao todo, mais de 51 milhões de NFC-e alimentaram o banco de dados do aplicativo até o momento. A gasolina (11.087 pesquisas) é, com folga, o produto mais pesquisado, liderando o ranking desde o lançamento. Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, o Menor Preço Nota Gaúcha está disponível para os sistemas Android e IOS.
 
Número de Downloadas: 50 mil
 Total de Pesquisas: 1,7 milhão
 Total de Itens Retornados: 57,9 milhões
 Tempo Médio de Resposta: 269 ms
 Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 51,5 milhões
 Total de NFC-e processadas no período: 486,4 milhões
 Top 10 Itens Pesquisados
 
Item Consultas
Gasolina 11.087
Leite 8.464
Cerveja 7.938
Leite Integral 5.871
Marca de Cerveja 5.752
Picanha 4.333
Arroz 4.166
Marca de Refrigerante 2.836
Tomate 2.795
Leite Ninho 2.473
Objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha
A iniciativa fortalece ainda mais o NFG, que já conta com mais de 1,7 milhão de cidadãos cadastrados, garante benefícios aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais. Ainda, a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência.
 
Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?
  • Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa NFG, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF.
  • Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.
  • Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.
  • Encontre os menores preços mais próximos de você!
Menor Preço Brasil
O sucesso da iniciativa da Receita Estadual em criar uma plataforma que auxilia o consumidor nas compras despertou o interesse de outras Unidades da Federação. Com base na Sefaz Virtual, ambiente no qual a estrutura gaúcha realiza o processamento e a autorização de documentos fiscais eletrônicos para 22 estados brasileiros, foi iniciado o projeto piloto do Menor Preço Brasil, solução de abrangência nacional que já processa notas de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Roraima, com um total de mais de 1 bilhão de NFC-e processadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp