19/09/2019 às 08h48min - Atualizada em 19/09/2019 às 08h48min

Lei garante no âmbito municipal direitos para pessoas com fibromialgia

Assessoria Prefeitura Municipal de Três Passos
Uma proposição do Legislativo ao Executivo, por parte do vereador Ido Rodhen, instituiu em Três Passos, o Dia da Fibromialgia, além da garantia de filas preferenciais e vagas de estacionamento aos fibromiálgicos.  Também conhecida como Síndrome da Dor Generalizada, a fibromialgia é caracterizada por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente em tendões e articulações.
A Lei nº 5498/2019 foi sancionada pelo prefeito José Carlos Amaral, neste dia 17 de setembro, no Gabinete da Prefeitura. Participaram da sanção, o vice-prefeito Jorge Dickel, o vereador Ido Rhoden e as pacientes fibromiálgicas Carin Gisela Mahl, Noeli Baisch, Ivete Kern e Cristina Maria Zuge.
O prefeito elogiou a proposição do vereador, pontuando que poucos municípios têm garantido no seu âmbito, legislação de alerta, amparo e discussão da doença. Ele frisou a importância de projetos de lei de iniciativa do Legislativo que corroboram com a humanização dos serviços de saúde no município.
Já o vice-prefeito, destacou que a lei vai permitir que o município possa trabalhar ações específicas em torno da doença e vai sensibilizar a comunidade para o conhecimento da síndrome que é invisível, mas que causa sofrimento.
Uma das responsáveis pela sugestão para criação da lei, Ivete Kern, diz ser este momento uma grande vitória para os fibromiálgicos, pois poderão ter carteirinha, o que vai facilitar o dia-a-dia dos portadores das doenças. “Não é que queremos ter privilégios, simplesmente necessitamos”, pontuou. A paciente, Cristina Zuge, ressaltou que a lei vai auxiliar aqueles que sofrem com a doença, principalmente em consultas e medicamentos.
O vereador Ido Rhoden explicou que inúmeras ações serão realizadas a partir da aprovação da sanção da lei, como auxiliar e promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a doença. Ele salientou que são ações pequenas, mas que o orgulham muito por estar podendo propor coisas significativas e que vão ajudar a coletividade.
Através da nova lei, que passa a vigorar a partir da sua sanção, ficam os órgãos públicos e empresas privadas a garantir, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia. “As empresas comerciais que recebam pagamento de contas de bancos deverão incluir os fibromiálgicos nas filas já destinadas a deficientes”, explicou o vereador.  
A identificação dos beneficiários se dará por meio de uma carteirinha e adesivo expedido pelo Executivo Municipal por meio de comprovação médica.
Fibromialgia
 
A fibromialgia está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que dificulta o diagnóstico. Embora não seja conhecida a causa específica da doença, níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e fatores como desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos.
Ainda que não tenha cura, os sintomas podem ser controlados com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos; atividade física regular ajuda contra as dores; acompanhamento psicológico e emocional; massagens e acupuntura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp