18/02/2019 às 10h06min - Atualizada em 18/02/2019 às 10h06min

Emater conta com área de 7 mil metros quadrados na Expo Agro Cotricampo

Emater Campo Novo
Emater/2018
A Emater/RS-Ascar estará presente na Expoagro Cotricampo, em uma área de 7.000m². Nesse local, serão apresentadas práticas relacionadas à Bovinocultura de Leite; Horticultura; Meliponicultura; Cooperativismo; Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb); Plantas Bioativas e Paisagismo.
O horário de visitação do público é das 8h às 18h.
 
Bovinocultura de Leite
Para contribuir com a melhoria da eficiência econômica e produtiva da atividade de leite, a Emater/RS-Ascar apresenta três temas de grande relevância:
1) “Conforto térmico” irá chamar a atenção para os prejuízos causados pelo excesso de calor, apresentando alternativas para reduzir o impacto do “estresse térmico”; sombras naturais e artificiais e o manejo durante os períodos de altas temperaturas irão mostrar o benefício das árvores para a saúde dos animais e para o aumento da produtividade de leite;
2) “Produção de alfafa”, desde o plantio até o corte e seu potencial como alimento na produção de leite, avaliando custos e resultados; os técnicos estarão demonstrando a possibilidade da utilização de herbicidas e sua eficácia de controle; haverá exposição de feno e pellets de alfafa, demonstrando as diferentes formas de agregação de renda;
3) “Forrageiras de verão” serão apresentadas as principais pastagens anuais e perenes, indicadas para a produção de leite na região Noroeste; a correta implantação e o manejo do pastoreio são fundamentais para atingir altas produções de leite por hectare à base de pastagem; será demonstrado como definir a taxa de lotação no piquete, altura de entrada e altura de saída dos animais nas diferentes forrageiras.
 
Horticultura
Na estação mais quente do ano, como cultivar hortaliças? Como obter bons resultados na horta?  Cada espécie de planta apresenta uma temperatura mínima, máxima, e ótima para seu desenvolvimento e, no verão, com o aumento da temperatura, a necessidade de água é muito superior. Por isso, a Emater/RS-Ascar irá demonstrar alternativas de sistemas de cultivos protegidos, utilização de telas de sombreamento, filmes agrícolas para estufas e mulching.
Destaque para o sistema de irrigação, que permite economizar água, e para as culturas e variedades recomendadas para o período quente, como arroz de sequeiro, amendoim, berinjela, batata-doce, melão, melancia e abóboras.
 
Meliponicultura
Sucesso de público na última edição da Expoagro, as abelhas nativas, popularmente chamadas de “sem ferrão”, estarão de volta no espaço da Emater/RS-Ascar. Dentro de caixas, através de vidros, o enxame seguirá trabalhando na produção de mel, enquanto crianças e adultos observam esse laborioso trabalho. Não há risco de picadas, já que essas abelhas nativas da fauna brasileira têm o ferrão atrofiado e, portanto, não oferecem risco à saúde das pessoas.
Destaque para o “passo a passo” sobre como fazer isca para captura da abelha nativa Jataí.
 
Plantas Bioativas e Paisagismo
“Sabor e Aroma de Saúde no Prato: plantas aromáticas, condimentares e medicinais” é o tema a ser trabalhado este ano no Espaço destinado às Plantas Bioativas. No horto, em construção, florescem hortelã, manjericão, tomilho, manjerona, louro, alecrim, physalis, dentre outras plantas cultivadas no Brasil.
No Paisagismo, novos pergolados de madeira estão cobertos de plantas trepadeiras, que produzem bucha-vegetal e flores da cor amarela. Além de sombra, conferem beleza ao espaço visitado por insetos polinizadores e por milhares de pessoas, durante a Expoagro Cotricampo.
 
Unidade de Cooperativismo
Pela primeira vez, a Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Ijuí estará presente na Expoagro Cotricampo, levando ao público informações sobre o trabalho que realiza junto às cooperativas da Agricultura Familiar das regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.
Destaque para a “Oficina com Potenciais Compradores de Alimentos das Organizações da Agricultura Familiar”, a se realizar no segundo dia da Expoagro Cotricampo, 22 de fevereiro, às 15 horas, no Pavilhão da Agroindústria.  Durante a Oficina, agricultores familiares, agroindústrias e cooperativas que produzem e comercializam alimentos estarão mostrando seus produtos a potenciais compradores.
 
Centro de Treinamento de Bom Progresso
 
O Centro de Treinamento de Bom Progresso (CETREB) estará divulgando seus oito cursos: Boas Práticas de Fabricação em Erva-mate, Gestão de Agroindústria, Panificação e Massas, Boas Práticas de Fabricação, Processamento Artesanal de Carne Suína, Processamento Artesanal de Leite e o mais novo curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural, a ser inaugurado em 2019. Os instrutores são extensionistas da Emater/RS-Ascar das regiões de Ijuí, Frederico Westphalen e Santa Rosa.
Graças à parceria público-privada, são mantidos alojamento para 34 pessoas e quatro Unidades Didáticas.
 
Programação
Quinta-feira (21/02)
8h às 18h: EMATER/RS-ASCAR - Bovinocultura de Leite; Horticultura; Meliponicultura; Cooperativismo; Agroindústria Familiar; Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb); Plantas Bioativas e Paisagismo
Sexta-feira (22/02)
9h – EMATER/RS-ASCAR e COTRICAMPO - Café com Pão para Imprensa
8h às 18h: EMATER/RS-ASCAR - Bovinocultura de Leite; Horticultura; Meliponicultura; Cooperativismo; Agroindústria Familiar; Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb); Plantas Bioativas e Paisagismo
15h – Oficina com Potenciais Compradores de Alimentos das Organizações da Agricultura Familiar, no Pavilhão da Agroindústria
 
Sábado (23/02)
8h às 18h: EMATER/RS-ASCAR - Bovinocultura de Leite; Horticultura; Meliponicultura; Cooperativismo; Agroindústria Familiar; Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb); Plantas Bioativas e Paisagismo. (Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí)
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp