13/02/2019 às 10h06min - Atualizada em 13/02/2019 às 10h06min

A importância das boas práticas de fabricação

Emater Tiradentes do Sul
O meio rural do Rio Grande do Sul é caracterizado pela forte presença de imigrantes italianos, alemães, portugueses, franceses, entre outros. Acompanhando a bagagem desses povos veio a lembrança de muitos momentos prazerosos, em sua maioria, associados à alimentação. A veracidade dessa afirmação é constatada quando uma propriedade no meio rural é visitada e a forma de retribuição é o convite para desfrutar de uma amostra de vinho, queijo, salame, cuca entre tantas outras delícias produzidas pela agricultura familiar, compondo sempre uma mesa com muitas histórias que valorizam sua cultura local e o aproximam de seus vínculos afetivos.
Hoje em dia, em que é frequente se escutar que não há mais tempo nem para fazer uma refeição, o domínio de alimentos de fácil preparo ou prontos para o consumo é cada vez maior, permitindo, algumas vezes, o descaso com a importância de uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Precisamos reencontrar o prazer da alimentação. Uma refeição não pode ser entendida como uma obrigação, mas sim como um momento de prazer. Este conceito permite distinguir a diferença entre comer, alimentar-se e nutrir-se, como segue:
*Comer significa ingerir qualquer alimento, independente de sua qualidade e quantidade;
*Alimentar-se é procurar uma dieta equilibrada em qualidade e quantidade, contendo o maior número de elementos essenciais ao nosso organismo;
* Nutrir-se é o resultado do que se ingeriu e o que foi realmente aproveitado pelo nosso organismo, ou seja, quantas  calorias foram produzidas a partir daqueles alimentos.
 
A conservação dos alimentos
O alimento estraga porque é a fonte de energia de muitos seres vivos, em especial, dos microrganismos.
A necessidade nutricional de um ser vivo não muda, exigindo, assim, uma dieta equilibrada o ano todo, o que nem sempre é possível já que alguns vegetais são sazonais. Há dois problemas relacionados a essa característica: o primeiro se refere às grandes quantidades de produção de alimentos em um período curto de tempo e o segundo á sua pequena vida de prateleira.
Para tanto existem formas de conservação e a manutenção da vida útil dessas matérias primas.
Conservação dos alimentos
Métodos Químicos Físicos Biológicos
Agentes Sal
Açúcar
Ácidos
Outros
Calor
Pressão
Irradiação
Outros
Microrganismos
Processos Salga Refrigeração Fermentação
 
Você já se fez esta pergunta: como o sal, o açúcar, a refrigeração ou mesmo os microrganismos conservam os alimentos por mais tempo? A resposta é: mudando os fatores ambientais e criando condições de restrição a vida.
 
As boas práticas
As boas práticas são entendidas como ações de garanta de inocuidade dos alimentos desde a escolha do local de plantio ou criação até a mesa do consumidor.
A qualidade, a quantidade e a durabilidade dos produtos, segundo a Lei 8.078, de 11/09/1990, do Código de Defesa do Consumidor, são de responsabilidade do fornecedor.
O objetivo principal é a produção de alimento seguro, livre de contaminantes e que seja preparada, manipulada, embalada e transportada sob condições sanitárias adequadas, visando à saúde do consumidor.
Na área de alimentos, as boas práticas podem ser aplicadas junto a: agricultura e pecuária básicas, indústria, fornecedores de insumos, distribuição e comercialização, serviços de alimentação coletiva, elaboração de alimentos artesanais e em nossas próprias casas.
Falando em agricultura familiar, temos como principal foco das boas práticas de fabricação, as agroindústrias familiares, as quais devem seguir as normas que estabelecem as chamadas boas práticas de fabricação, as quais podem ser divididas em: local para a instalação, prédio (fábrica), equipamentos e utensílios, manipuladores (pessoal), higienização (limpeza e sanificação), qualidade da água de abastecimento, controle de pragas e vetores, controle do processo, armazenagem e transporte, entre outros.
Dentre as exigências sanitárias para a regularização da agroindústria familiar, está a participação dos manipuladores de curso de Boas Práticas de Fabricação de 40 horas, na área de administração da Emater Regional Ijuí, os agricultores podem contar com o Centro de Treinamento de Agricultores no município de Bom Progresso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp