29/01/2019 às 06h27min - Atualizada em 01/02/2019 às 06h27min

Cidade Cinematográfica Ano 3 e Festival de Cinema: Audiência marca início de atividades para 2019

Foto Carlos Grün

Na manhã desta terça-feira, 29, reuniram-se no centro administrativo municipal, integrantes do coletivo organizador do Festival de Cinema de Três Passos (FCTP), coordenador do projeto Cidade Cinematográfica, Henrique Lahude, prefeito José Carlos Amaral, vice-prefeito Jorge Dickel e secretário de Educação e Cultura, Valdemar Bonato. Na oportunidade, a coordenadora do Movimento Pró-Arte, professora Elvidia (Pinto) Zamin, apresentou um resumo da avaliação feita pelo coletivo, bem como sugestões e perspectivas para a realização da quinta edição do Festival de Cinema/2019.

Henrique Lahude, por sua vez, apresentou os eixos do projeto Cidade Cinematográfica Ano 3, que terá financiamento público através do fundo estadual Pró-Cultura. Estão previstos três grandes eixos, envolvendo escolas e a comunidade: Eixo 1: Alfabetização Audiovisual – oficina aberta a sessenta estudantes e/ou professores da rede pública; Eixo 2: Cine Clube – exibição gratuita na tela do Cine Globo de 24 filmes, selecionados por uma curadoria especial. Em breve será divulgada a grade completa. Eixo 3: Mãos à Obra – Oficina aberta a estudantes da rede pública e interessados da comunidade, visando à instrumentalização e produção de dois filmes curta-metragem, a serem exibidos no Festival.

De parte do poder público, as autoridades presentes, prefeito José Carlos, vice Jorge Dickel e secretário de Educação Valdemar Bonato, elogiaram e agradeceram a equipe do coletivo pelo desprendimento e energia colocada na realização do projeto Festival de Cinema, que envolveu oficinas, produção de curtas, seleção dos filmes pela curadoria, exibição de filmes nas mostras Não Competitiva e Competitiva. Também foi destacado o envolvimento de outros atores culturais da comunidade, como grupos vocais das etnias, homenagem ao convidado especial Carlos Gerbase, integração com festivais próximos no formato e território, participação efetiva de professores, pais e alunos na produção de filmes pelas escolas municipais e estaduais, que na edição 2018 se elevou para 15 produções, que se agregam ao acervo do Município.

Também manifestaram firme disposição de continuar apoiando o evento, nas condições que melhor atenda aos interesses dos munícipes, destacando a visibilidade que o festival e as atividades do seu entorno trazem para o município, com destaque para a sala de exibições do Cine Teatro Globo.

Ficou definido para breve a realização de encontro de trabalho para detalhar planos e ações do Município, do Movimento Pró-Arte (Coletivo de Cinema) e comunidade escolar, através da SMEC e 21ª Coordenadoria Regional de Educação.

Por ora, solicita-se às direções das escolas estaduais e municipais para ficarem atentas às chamadas públicas que serão feitas para as oficinas e outras atividades do projeto #cidadecinematografica Ano 3.

Também estiveram presentes na audiência: Vinicius Araujo, Sirlei Voos, Lovane Trein, Marlei dos Santos, Carlos Grün, Clovis Machado, Juarez Braga Zamberlan e Ivânio Dalagno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp