30/10/2018 às 13h05min - Atualizada em 30/10/2018 às 13h05min

Programa Três Passos em Movimento comemora 7 anos com ótimos resultados

Em 07 anos de execução foram cerca de 56.715 atendimentos, e registro de melhora significativa nos índices de sobrepeso e obesidade dos participantes

Desde novembro de 2011, a população trespassense pode contar com o Programa Três Passos em Movimento. Uma iniciativa criada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), após análise dos atendimentos dos pacientes com doenças crônicas degenerativas na Atenção Básica.
A análise constatou que a maioria destes pacientes, eram extremamente sedentários, agravando sua patologia ou não obtendo uma resposta favorável ao seu tratamento. 
A partir de então, criou-se o programa Três Passos em Movimento, objetivando atender a este público. Em 2017, com a consolidação da construção da Academia de Saúde, ao lado da ESF Centro, a iniciativa passou a abranger profissionais de saúde da rede pública e privada, e ainda, crianças com obesidade e sobrepeso, avaliadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
O Programa Três Passos em Movimento, conforme destaca a secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, visa diminuir os índices de sobrepeso e obesidade, diminuir o sedentarismo, realizar orientações sobre alimentação equilibrada e obter uma resposta positiva no tratamento dos pacientes da Atenção Básica.
O atendimento prestado a estes pacientes acontece por meio da realização de atividades físicas orientadas, avaliação e orientação nutricional, através de uma nutricionista e dois profissionais exclusivos de educação física.
O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, idealizador da proposta salienta que o Três Passos em Movimento, oferecido de forma gratuita, é voltado para quem deseja mudar seu estilo de vida. “As atividades estão disponíveis para qualquer pessoa que queira participar mesmo não sendo público alvo, portanto é uma ferramenta muito importante de prevenção, promoção e recuperação à saúde”, ressalta ele.
As ações são realizadas no Parque do Lago Frei Ivo, à tarde e à noite, de segunda à sexta-feira; e na Academia de Saúde ao lado da ESF Centro, também de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. O programa se estende aos praticantes de atividade física nas 14 academias ao ar livre.
Oferecido de forma gratuita, o programa permite à população ter acesso a atividades físicas orientadas, melhorando as condições de vida nas cidades que exigem cada vez mais boas práticas de gestão e planejamento. Este é o município que queremos, com um olhar voltado para o futuro!
Avaliação dos usuários
No mês de setembro a Ouvidoria Municipal com o objetivo de realizar uma avaliação do programa, disponibilizou nos dois locais em que são realizadas as atividades questionários para a pesquisa de satisfação, atribuindo notas conforme as respostas.
Os participantes responderam a quatro perguntas: quanto as condições e estrutura física dos locais, quanto ao trabalho desempenhado pelos profissionais, quanto aos materiais e equipamentos disponibilizados e aos resultados obtidos durante o tempo em que frequentam o programa.
Na avaliação geral, que contou com a participação de 70 usuários, o programa Três Passos em Movimento obteve um nível bom de avaliação, com notas entre 7,5 e 9,5.
Um programa com resultados
A avaliação nutricional realizada pela obtenção das medidas antropométricas de peso, altura, IMC, circunferência da cintura, circunferência do quadril e análise do consumo alimentar. Todos estes dados são registrados nas fichas clínicas de cada participante.
Segundo a nutricionista Rosemeri Teresinha da Silva Kazerski, coordenadora do programa, “regularmente os dados são analisados e acompanhados para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos”.
Em 07 anos de execução foram cerca de 56.715 atendimentos, 5.181 atividades físicas e nutricionais. No período de 2012 a 2014, acompanhou-se 20 pacientes com redução dos Índices de sobrepeso de 54% para 40% e obesidade de 13% para 9% dos pacientes, ampliando o grupo com peso normal, de 36% para 50%.
Entre 2017 e 2018, dos 30 pacientes acompanhados os resultados mostram redução nos índices de obesidade passando de 10 para 3%, e sobrepeso de 43 para 40% dos pacientes avaliados.
“Ambas as avaliações demonstram a eficiência do programa, alcançando seu objetivo e melhorando a qualidade de vida”, pontua a nutricionista.
Diariamente, cerca de 150 pessoas participam do programa nos locais em que é desenvolvido.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp