29/10/2018 às 09h01min - Atualizada em 29/10/2018 às 09h01min

Enem 2018: confira dicas para se sair bem nas provas de linguagens e humanas

Primeiro dia do exame será no próximo domingo (4), com provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

GaúchaZH
A corrida pela vaga no Ensino Superior está cada vez mais perto: falta menos de uma semana para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro domingo de exame, em 4 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – que envolvem questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação –, de Ciências Humanas e suas Tecnologias – com conteúdos de história, geografia, sociologia e filosofia – e Redação. 
Para quem vai intensificar a revisão nestes últimos dias, vale conferir as dicas de professores:


5 dicas para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  1. As provas de linguagens exigem muita leitura, por isso, é preciso estar preparado para encarar os textos com atenção e dedicação.
  2. Devem ser cobradas questões que envolvem variação linguística e regionalismo. Vale a pena estudar a variabilidade das formas de falar em nosso país e as diferenças das características de cada uma.
  3. Não confunda função de linguagem e figura de linguagem. A função está ligada à intenção do texto, como uma propaganda, por exemplo, que tem o objetivo de convencer. Já a figura refere-se à estilística do texto, como um autor que faz exagero para chamar a atenção em uma poesia. Ele está usando uma hipérbole, uma figura de linguagem.
  4. É importante estudar os níveis de linguagem, avaliando se o texto possui mais características da oralidade ou da norma culta. Como por exemplo, quando alguém diz “vi meu amigo e abracei ele”. Na fala, isso é comum. Na escrita, o correto é “abracei-o”. 
  5. Outro tópico importante de se revisar é a intertextualidade, ou seja, como textos se conectam. Na prova, haverá questões relacionando a língua portuguesa com a literatura, analisando, por exemplo, uma música que tem releitura de uma poesia.

3 dicas para as questões de inglês:

  1. Revise as provas anteriores, prestando atenção ao tipo de texto e de enunciado de cada questão.
  2. Leia as questões com atenção antes mesmo de ler o texto, assim, você não perde o foco do que realmente importa durante a leitura.
  3. Preste atenção ao objetivo do texto e à intenção do autor, sem se prender a palavras que sejam desconhecidas. Foque na ideia central do texto. 

3 dicas para as questões de espanhol:

  1. Ao abrir o caderno de provas, preste atenção ao gênero textual de cada questão e à intenção do autor. Lembre-se que não há texto ingênuo, ou seja, sempre existe uma intencionalidade que estará conectada à questão.
  2. Após analisar o gênero textual, leia as questões e, somente depois, leia o texto. Lembre-se: a leitura deve ser objetiva.
  3. Fique atento aos nexos linguísticos. Eles são essenciais para a compreensão do desenrolar textual. Cuidado com os “falsos amigos”, por exemplo. Entretanto, no português, significa oposição. Já no espanhol, simultaneidade. 

6 dicas para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  1. Tome cuidado com o tempo da prova. O exame de Ciências Humanas é um dos mais extensos. Treine as provas anteriores com um relógio ao lado: coloque o celular para despertar a cada meia hora para ter uma noção da passagem de tempo.
  2. É importante ler a questão inteira, dando atenção às referências abaixo do texto do enunciado, analisando onde e o ano em que foi publicado. Isso pode ajudar a compreender melhor sobre o que se trata a questão e até mesmo a eliminar algumas alternativas. 
  3. Analise conceitos básicos das Ciências Humanas. Lembre-se: não é hora de revisar tudo, devido ao tempo que resta. Estude os principais autores e principais conteúdos que caem na prova.
  4. Estude os conceitos elementares de autores clássicos: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. E teorias éticas modernas e contemporâneas: Kant, Utilitarismo, Niilismo e Existencialismo. 
  5. Revise conceitos da contemporaneidade: democracia representativa x democracia deliberativa, direitos civis x direitos sociais, além de conceitos centrais de Pré-socráticos, Platão e Aristóteles. 
  6. Outro tema importante é a desigualdade social nas questões de raça (brancos, negros e índios) e gênero no Brasil (Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp