16/10/2018 às 11h11min - Atualizada em 16/10/2018 às 11h11min

Ijuí sedia Encontro Internacional de Cultura e Folclore


Durante os dias 13 e 14 de outubro, aconteceu na ExpoIjuí Fenadi, o 1º Encontro Internacional de Cultura e Folclore de Ijuí. O evento teve o intuito de mostrar a diversidade cultural do nosso município e aproximar as nações do Mercosul na abordagem de questões relacionadas à cultura e ao folclore dos países. Comitivas da Argentina e Uruguai estiveram no evento.
No primeiro dia, ocorreu, no Centro Cultural Leto de Ijuí, manifestações de folclore regional, nacional e internacional, completado pela palestra “O Folclore no âmbito internacional” com a Dra. Maria Eunice Maciel da Comissão Gaúcha de Folclore. Neste mesmo dia, ainda ocorreu a apresentação do processo de reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias, visita à Epopeia Ijuhy e as casas étnicas do Parque.
O dia 14 de outubro, iniciou com a palestra “A mulher e seu papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do tradicionalismo”, com Rogério Bastos da CGF. No fim da manhã, representantes de todas as entidades, realizaram um plantio de árvores nativas no Bosque do Saci Pererê para marcar a passagem dos participantes.
A encerramento do evento ocorreu na Praça das Nações, com a presença de autoridades e representantes dos centros culturais. O professor Adelar Baggio afirmou que programações como esta ajudam a expandir o movimento étnico e levar a cultura para todo o Mercosul, através do diálogo.
O representante da Comissão Gaúcha de Folclore, José Roberto Diniz de Moraes, salientou que esse é um sonho antigo e graças às parcerias pôde se tornar possível. “É a partir da diversidade que conseguimos evoluir, dialogar e solucionar problemas. Ijuí possui capacidade de acolher e recolher experiências boas que cada momento pode proporcionar”. Já Paula Simon, Conselheira de Estado da Cultura, espera que outras instituições vejam essa diversidade e que outros lugares consigam ter essa união99p-]iiiiiiiiiiiiiiiiii.
Os participantes receberam uma flor, que representa o carinho e a gratidão às pessoas que estiverem no evento. O Encontro foi realizado pela União das Etnias de Ijuí juntamente com a Comissão Gaúcha de Folclore, tendo como apoiadores, Prefeitura Municipal de Ijuí, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Fundação Santos Herrmann, Conselho Estadual de Cultura, Comissão Nacional de Folclore, Unjuí e Museu Antropológico Diretor Pestana.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp