16/10/2018 às 08h59min - Atualizada em 16/10/2018 às 08h59min

Sarau da Prenda Jovem, beleza e tradição

O Tradicionalismo vai além da indumentária, da música e da preservação dos costumes, tem um jeito de viver singular, e traz, no vocabulário, uma nomenclatura própria.
Quando o Movimento Tradicionalista iniciou, em 1947, apenas os homens frequentavam os bailes e os galpões de CTG. Com o tempo, os Centros de Tradições Gaúchas se tornaram entidades familiares, onde as irmãs, mães e filhas passaram a participar das atividades, junto aos homens da família.
Até hoje, nos CTGs, o baile é de luz acesa, sendo o ambiente tranquilo e familiar. As entidades tradicionalistas, regidas pela Carta de Princípios do MTG, mantém as regras éticas e morais do gaúcho.
O Sarau de Prendas é um exemplo da maneira peculiar de cultivar a tradição e nada mais é do que um baile de debutantes à moda gaúcha, onde as prendas (debutantes) usam o traje feminino típico do Rio Grande do Sul. O vestido de prenda, inspirado na moda europeia da década de 1940, tem diretrizes definidas pelo MTG.
No sarau admitem-se modelos um pouco mais sofisticados. A vestimenta é diferente da prenda adulta, mas algumas coisas todas têm em comum: os vestidos não possuem decotes e a barra da saia deve sempre chegar ao peito do pé.
Na cultura gaúcha, o Sarau deve ser o primeiro baile da prenda que, após esta data, passa a frequentar os fandangos. É um rito de passagem da infância para a adolescência.
Geralmente, as debutantes são apresentadas com o nome de seus pais, a música preferida, poesia e uma frase ou mensagem que as defina. Em seguida, dançam uma valsa, sendo a mais tradicional “Prenda jovem”, cuja autoria é do grupo “Os Serranos”.
Seus versos, transcritos a seguir, nos diz muito da essência desta solenidade, repleta de encanto, sonho e magia.
SARAU EM NOSSO CTG
A patronagem do CTG Missioneiro dos Pampas convida toda a comunidade três-passense e regional para o XXVI Sarau da Prenda Jovem, que se realizará no CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, dia 3 de novembro, com animação do especial de bueno grupo musical Garotos do Fandango.
Momento sublime, mágico, especial, inesquecível. Prestigie.
Vá preparando a pilcha, que será bem apresentado pilchado ou social a rigor.
Reserve a data para este grandioso evento. Contato do patrão Laerte  9.9626.5777.
A patronagem do CTG Tropeiros Campo Santo, de Coronel Bicaco, convida sociedade local e regional para seu Sarau da Prenda Jovem, que se realizará dia 20 de outubro em seu CTG. Animação musical de Romário Gaúcho e os Bombachudos. Todos convidados!
“Que o Patrão Velho estenda seu manto protetor sobre todos os ranchos da Querência, abençoando de forma especial nossos aniversariantes da quinzena!”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp