22/08/2018 às 09h45min - Atualizada em 22/08/2018 às 09h45min

Lar Acolhedor: Projeto Crescer para melhor acolher

A diretoria do Lar Acolhedor se reuniu no último dia 30/07 para lançar oficialmente o Projeto de Ampliação da sede da entidade – hoje com capacidade de abrigar até 20 menores em situação de risco e vulnerabilidade social, encaminhadas de forma legal pelo Juizado da Infância e Juventude. 
O principal foco da atual diretoria é ampliar o espaço existente considerando a relevância social e necessidades do Lar Acolhedor, bem como a importância do trabalho ofertado, onde este se constitui como a única entidade de abrigamento no município de Três Passos.
Esta ampliação consiste na adequação do espaço físico com AMPLIAÇÃO DA ENTIDADE, objetivando a separação das alas Masculina e Feminina, o que irá dobrar a capacidade de atendimento de 20 para 40 crianças.
A presidente da entidade justifica a necessidade da ampliação devido à demanda e a busca da assistência social dos municípios vizinhos em abrigar crianças em situação de risco. 
Outra constatação da diretoria é a mudança na faixa etária dos acolhidos:Quando se pensa em um abrigo, as pessoas têm em mente só crianças pequenas e que, por diversos motivos, foram afastadas do convívio familiar e vivem temporariamente em “lares”. Todavia, ao se visitar uma entidade de acolhimento, a realidade é outra. Os abrigos estão cheios de adolescentes. Existem entidades que abrigam mais adolescentes do que crianças”.
“As entidades atraem curiosos e especulações sobre a adoção de crianças, mas vale ressaltar que nem todos que estão ali acolhidos serão colocados para a adoção. É um processo lento que precisa de muita atenção, cada criança tem um processo que corre no judiciário, onde se tenta manter a criança na família, e isso é um direito da criança”.
 O que mudou no perfil dos acolhidos? A primeira diz respeito ao próprio decurso de tempo em que os acolhidos permanecem acolhidos. Muitos acolhidos passam anos nas entidades, deixando de ser crianças para se tornarem adolescentes e inclusive completam 18 anos dentro da entidade.
Vale ressaltar a dificuldade em se encontrar parentes que se disponham a receber e responsabilizar-se por adolescentes. Há casos de adolescentes ora acolhidos que, apesar de terem parentes próximos, nenhum deles quer assumir a responsabilidade pela guarda, restando somente o caminho do acolhimento. Quando se trata de crianças pequenas, é mais fácil encontrar algum parente que assuma a sua guarda, ainda que temporariamente.
O aumento da média de idade entre os acolhidos destacam-se problemas de disciplina e de relacionamento interpessoal. Tais incidentes são perfeitamente compreensíveis, em se tratando de um grupo de adolescentes sem vínculos entre si, tendo que conviver dentro do mesmo espaço. Outro problema encontrado no acolhimento de adolescentes é a força física, malícia e a destreza. “Eles vem muitas vezes, de um ambiente problemático, propício a drogas, álcool, a rebeldia e a agressividade é constante”.
A diretoria do Lar Acolhedor com essa preocupação, reestruturou toda a equipe de trabalho técnico, contratou novos profissionais capacitados para o atendimento dos menores acolhidos, porém o problema enfrentado hoje é o espaço físico e com a ampliação e separação das alas em Feminino e Masculino, o atendimento será muito mais eficaz, no quesito das individualidades.
 “Precisamos preparar esse adolescente para a vida adulta, dar oportunidades para que não venha a cometer delitos, preparar ele para vida profissional, para que o mesmo busque o caminho do bem, fortalecendo a valorização da vida e da família, para que no futuro, um ex-acolhido não tenha um filho que vá ser acolhido na entidade, como um círculo vicioso”.
 CONSELHO TUTELAR – O trabalho do Conselho Tutelar de Três Passos tem um importante papel nessa reestruturação, onde vem acompanhando os trabalhos realizados e junto com a coordenação e equipe técnica da entidade vem traçando os trabalhos e total apoio para essa ampliação.
O PROJETO – O projeto de ampliação consiste em preservar a estrutura já existente, porém reestruturando os cômodos da casa como: Quartos, banheiros, refeitório e área aberta. Será atendido nessa estrutura somente as crianças pequenas (bebês) de 0 a 5 anos e as meninas adolescentes. Na estrutura a ser construída, será implantado a Ala masculina que será constituída por 3 quartos, banheiro, sala de estar e área de convivência para os irmãos.
AÇÃO ENTRE AMIGOS – A diretoria da entidade lançou com o projeto, a ação entre amigos para arrecadar recursos financeiros. Será buscado auxílio junto à empresas locais e a comunidade para doações em dinheiro e material de construção.
 As pessoas físicas e jurídicas, grupos de entidades e assistências, clubes de serviços, grupos religiosos estão convidados a ajudar. Cada número da ação entre amigos será oferecido ao valor de R$ 5,00, que será depositado em conta bancária especifica para posterior prestação de contas junto à comunidade, ao Judiciário e Ministério Público.

 AJUDE VOCÊ TAMBÉM, FAÇA A SUA PARTE, AJUDE O LAR ACOLHEDOR DE TRÊS PASSOS
 Facebook: @LarAcolhedor          e-mail: [email protected]       Telefone: 55 9 9990 0150
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp