09/08/2018 às 16h30min - Atualizada em 09/08/2018 às 16h30min

Qualidade de vida no RS sofre queda e estado perde posições no ranking nacional

Agência do Rádio
O Rio Grande do Sul perdeu posições no ranking nacional de qualidade de vida entre os estados brasileiros. O estudo do Índice de Desenvolvimento Estadual colocou o estado gaúcho na quinta colocação, atrás de Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
O estudo leva em conta o padrão de vida, a educação, a longevidade e segurança de cada unidade da federação. A pesquisa no estado é uma parceria do Jornal Zero Hora com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
A queda no índice de educação foi a principal responsável para a redução do estado. No setor, a posição caiu do 9º para o 11º lugar. No estudo que mede a longevidade e a segurança, o Rio Grande do Sul também caiu no ranking. Passou do 3º lugar, em 2014, para 5º lugar. No quesito padrão de vida, apesar de ter reduzido o índice, o estado se manteve na 5ª posição.
A qualidade de vida dos brasileiros é tema das propostas apresentadas pelos presidenciáveis. Nesta quinta-feira (9), os candidatos ao Planalto se reúnem na TV Band para o primeiro debate das eleições na televisão.
Um dos participantes será o candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles. Ele afirma que, com investimento em educação, os estudantes brasileiros são capazes de melhorar a qualidade de vida própria e de seus parentes.
“O currículo tem que ser cada vez mais voltado a preparar o estudante para ter um melhor desempenho no trabalho e fazer com que ele possa produzir mais para o país, para si próprio e para a família. Em resumo: o centro deve ser o estudante”.
O candidato do Podemos, Álvaro Dias, disse que vai investir em educação infantil com o objetivo de melhorar o desempenho escolar. Geraldo Alckmin, do PSDB, declarou que a melhora na educação pode aumentar o PIB do país e dobrar a renda dos brasileiros.
Nesta quinta-feira, a partir das dez da noite, os presidenciáveis apresentarão suas propostas nos estúdios da TV Band, em São Paulo.
Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriotas), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede) confirmaram presença.
Os leitores do jornal Metro e jornalistas da Band poderão fazer perguntas aos candidatos, durante os cinco blocos do programa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp