01/06/2018 às 16h06min - Atualizada em 01/06/2018 às 16h06min

TSE garante mais igualdade entre homens e mulheres nas eleições

Em fevereiro deste ano comemoramos um avanço na história das brasileiras: 86 anos da conquista do voto feminino. De lá para cá a luta das mulheres para participar da política, ter as mesmas oportunidades que os homens e ocupar espaços de poder não parou.

A deputada estadual Zilá Breitenbach, primeira prefeita de Três Passos, é também a primeira mulher da região Celeiro a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do RS. Engajada na defesa dos direitos das mulheres e grande incentivadora para que elas ocupem os espaços políticos e de poder, desde quando atuava como professora, Zilá comemorou a decisão do TSE anunciada nesta semana.

O Tribunal Superior Eleitoral determinou que 30% do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão seja destinado a elas, e pelo menos 30% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha investidos em candidaturas femininas.

“Este é mais um avanço. Mais um passo na conquista de direitos mais igualitários entre os gêneros. Parabéns à todas! Que esta notícia seja um incentivo para as mulheres cada vez mais participarem da política, e ajudar seu município, Estado e País a desenvolver!”, enfatiza a deputada que é autora da Lei Ficha Limpa RS.

Zilá lembra ainda que antes desta decisão apesar da legislação exigir que os partidos tivessem ao mínimo 30% de candidaturas de um gênero (mulheres normalmente são minoria) elas tinham garantia de 5% de financiamento e apenas 10% do tempo na propaganda.

“Segundo o ranking divulgado pela União Interparlamentar na América do Sul o Brasil é o país com menor representação parlamentar feminina. Com mais este passo, esperamos além de incentivar as mulheres a concorrer, que elas também se elejam e nos ajudem a seguir trabalhando para motivar e promover a participação das mulheres em todas esferas de poder”, explica a parlamentar que ainda lembra “nós representamos 53% dos eleitores, mas apesar disto ocupamos apenas cerca de 12% dos cargos eletivos, um paradoxo que esperamos mudar”.

 

Assessoria de Comunicação Social

Gabinete da deputada estadual Zilá Breitenbach
 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp