Com naturalidade, o Grêmio goleou o Avenida por 3 a 0 neste domingo (25), em Santa Cruz do Sul, e está com um pé na final do Gauchão. Com gols de Ramiro, Luan e Arthur, a equipe de Renato Portaluppi pode perder por até dois gols de diferença na quarta-feira para se garantir na decisão contra Brasil-Pel ou São José.
Foi comovente a recepção que o Avenida teve nas arquibancadas do Estádio dos Eucaliptos. Pela primeira vez na semifinal do Gauchão, o time de Santa Cruz do Sul fez questão de agradecer aos torcedores pelo apoio na classificação sobre o Caxias.
Mas quando o jogo iniciou, o Grêmio mostrou porque é o atual campeão da América. Com toque de bola envolvente, o time de Renato colocou o Avenida na roda. O primeiro gol não demorou a sair. Aos seis minutos, Ramiro recebeu na intermediária, à frente da área, e acertou o ângulo, sem qualquer chance de defesa para o goleiro Fabiano Heves.
O segundo veio em seguida. Aos oito minutos, Jael foi lançado por Luan pelo lado esquerdo e cruzou na mão do lateral Itaqui, que estava na área. Sem titubear, o árbitro Jean Pierre Lima marcou pênalti. Aos 10, Luan cobrou no canto alto de Fabiano Heves, que se atirou na bola, mas não conseguiu alcança-la: 2 a 0.
O Avenida até tentou reagir, mas esbarrou na forte marcação exercida pelo Grêmio. Aos 17, a primeira chegada foi com o meia Tchelé, que chutou sem força da entrada da área para fácil defesa de Marcelo Grohe.
O Grêmio voltou à carga com Everton, que disparou pela esquerda e lançou Cortez. O lateral-esquerdo cruzou na área, Fabiano Heves afastou a bola de soco e Luan pegou o rebote de primeira, em chute para fora.
Aos 31, o Avenida chegou com perigo. Em cobrança de falta, Alexandre levantou na área e Cleverson concluiu perto do gol de Grohe. No minuto seguinte, Tchelé avançou pela direita e cruzou fechado na área, exigindo intervenção do goleiro para espalmar pela linha de fundo.
No fim do primeiro tempo, o Grêmio ainda teve um gol anulado. Aos 40, Jailson recebeu em condição de impedimento na direita e cruzou para Everton, que tocou, já com o jogo interrompido, para as redes. A melhor chance do Avenida ocorreu aos 41, após cobrança de escanteio que sobrou na área nos pés de Cleverson. Mas Marcelo Grohe, em grande defesa, evitou o gol.
Sem mudanças nos times para a segunda etapa, o Avenida se atirou ao ataque. Teve duas chances com Alexandre, Luís Henrique e Fidélis, mas o gol não veio. Já o Grêmio não precisou fazer força para ampliar. Aos 12 minutos, Everton fez bela jogada pela ponta esquerda e serviu Arthur na área, que girou sobre a marcação e desviou de Fabiano Heves para marcar o terceiro.
O Grêmio quase marcou novamente aos 16, em cobrança de falta de Luan que passou perto do ângulo do Avenida. Outra chance veio com Everton, que recebeu de Cortez na área e chutou para fora.
Para renovar o fôlego do time, Renato colocou Hernane, Alisson e Thonny Anderson em campo. Aos 36, o Avenida quase descontou com Welder, que pedalou uma bicicleta na área e obrigou Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa. Com três gols de vantagem, o Grêmio está quase classificado para a final do Gauchão.
AVENIDA
Fabiano Heves; Itaqui, Claudinho, Luís Henrique e Roger; Toto e Fidélis; Tchelé (Moisés Baiano, 17'/2ºT), Alexandre (Diego Torres, 35'/2ºT) e Cleverson (Marques, 17'/2ºT); Welder
Técnico: Fabiano Daitx
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Jailson e Arthur; Ramiro (Alisson, 28'/2ºT), Luan e Everton (T. Anderson, 33'/2ºT); Jael (Hernane, 24'/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Ramiro (G), aos 6min, Luan (G), aos 10min do primeiro tempo; Arthur (G), aos 12min do segundo tempo.
Arbitragem: Jean Pierre, auxiliado por Elio Nepomuceno Júnior e Gustavo Schier.
Local: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul.
Renda e público: não divulgados.
PRÓXIMO JOGO — GAUCHÃO
QUARTA-FEIRA, 28/3, 21H45MIN
GRÊMIO X AVENIDA
GZH