20/03/2018 às 16h32min - Atualizada em 20/03/2018 às 16h32min

Tiradentes do Sul comemora o 26º aniversário

Neste 20 de março, o município de Tiradentes do Sul comemora 26 anos de emancipação. A história do antigo Canafístula, que teve seu nome alterado em homenagem cívica ao mártir da Independência, é escrita dia após dia pela população tiradentense.
Emancipado em 20 de março de 1992, Tiradentes do Sul conta com o território de 23.448 quilômetros quadrados e cinco distritos em sua formação: Alto Uruguai, Lajeado Bonito, Novo Planalto, Porto Soberbo e Sede. O município tem população estimada pelo IBGE em 6.294 habitantes e faz divisa com Esperança do Sul, Crissiumal e Três Passos.
Banhado pelas águas do Rio Uruguai e com fronteira fluvial com a Argentina, o município tem em seu território aspectos históricos, como da Colônia Militar do Alto Uruguai, a escadaria centenária que dá acesso ao rio, o marco na Vila de Alto Uruguay, onde foi realizada a última missa (20 de maio de 1924) do Pe. Manoel Gomez Gonzalez e do Coroinha Adílio Daronch, na véspera do assassinato, a gruta para Nossa Senhora dos Navegantes e o antigo prédio do quartel dos fuzileiros navais.
Ainda, seus pontos turísticos naturais, como a Prainha do Cascalho, que é banhado pelo rio Uruguai, e a Cascata do Lajeado Caçador, localizada em Esquina Progresso, são referências para as épocas quentes do ano.
No comércio, seu alto desenvolvimento nos últimos anos alavancou os empreendimentos. Um avanço decorrente dos antigos armazéns para empresas especializadas em cada ramo. Além disso, sua economia se destaca basicamente na atividade agrícola, com a forte produção leiteira, cultivo de soja, trigo, milho e outras culturas.
As associações e entidades também se fazem presentes na sociedade tiradentense, bem como, diversas religiões, sendo as predominâncias, a Igreja Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Evangélica Congregacional do Brasil, Assembleia de Deus e Adventista de Sétimo Dia.
 
Cidadão Tiradentense
Nascido em Três Passos, o menino Tiago Matheus Linck registra suas superações na cidade de Tiradentes do Sul, onde reside atualmente.
O menino, com síndrome de tetra-amelia, caracterizada por falha na formação embrionária, que causa a ausência dos quatros membros, faz palestras por todo Brasil e leva em suas palavras a luta diária e o nome tiradentense.   
 
Comemorando o 26° aniversário
Hoje, dia 20 de março (feriado municipal), a Prefeitura Municipal de Tiradentes do Sul convidou a todos da comunidade a participar do almoço gratuito que aconteceu após a solenidade de Inauguração da Unidade Básica de Saúde e à tarde, festa com animação de bandas locais em comemoração ao 26° aniversário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp