13/11/2024 às 08h57min - Atualizada em 13/11/2024 às 08h57min

Saiba tudo sobre a cúpula do G20 que ocorre no Rio de Janeiro

Gaucha ZH
Montagem sobre foto / FLORENCE LO / RICARDO STUCKERT / ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP / PR
O Rio de Janeiro recebe de quinta (14) a terça-feira (19) o evento que reúne as principais economias do planeta, a 19ª cúpula do G20. As informações são do g1.
Esta é a primeira vez que o evento será sediado no Brasil. São aguardadas 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais. Entre os confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
Além da reunião dos chefes de Estado, estão previstas para acontecer a Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival.
Grupo dos Vinte
G20 é a abreviação para “Grupo dos Vinte”, um “clube” de cooperação internacional, que discute iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que fazem parte dele.
Esse “clube” negocia acordos ao longo do ano e os assina justamente no último dia da reunião de cúpula.
Quem faz parte do G20?
Fazem parte da cúpula 19 países, mais a União Africana e União Europeia:
África do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Brasil
Canadá
China
Coreia do Sul
Estados Unidos
França
Índia
Indonésia
Itália
Japão
México
Reino Unido
Rússia
Turquia
Confirmados
Além de Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China,  o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a presidente do México, Claudia Sheinbaum e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, já confirmaram presença no evento.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já avisou que não irá comparecer, mas o país deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
Origem do Grupo
O G20 surgiu no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e abalou o mundo.
E foi justamente em outra crise econômica, a de 2008, que o grupo decidiu fazer reuniões periódicas entre os membros.
Propostas do Brasil
Sob presidência do Brasil, o G20 defende três temas como prioridade:
Combate à fome, à desigualdade e à pobreza (foi lançada a Aliança Global Contra a Fome);
Enfrentamento às mudanças climáticas e por políticas de sustentabilidade e uma transição energética justa;
Uma nova governança global, para que países emergentes tenham mais representatividade em órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Depois de meses de negociações e reuniões, os sherpas, que são os representantes dos chefes de Estado, se encontram antes da cúpula para redigir a declaração de líderes do G20 no Rio.
O documento que reúne as propostas do G20 sob a presidência brasileira também vai fazer referência aos conflitos mundiais — as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio — com um pedido de paz.
O G20 aprova leis?
A cúpula não tem nenhum poder legislativo e não tem como impor obrigações. Mas os membros firmam compromissos de políticas econômicas, sociais e de governo.
Onde serão os eventos do G20 no Rio?
A reunião com os chefes de Estado irá acontecer nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Os eventos paralelos, como Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival, deverão acontecer na Zona Portuária.
Aeroporto Santos Dumont fechado
Por medida de segurança, as operações aéreas do Aeroporto Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19, durante a Cúpula do G20.
Segundo o governo federal, as operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio serão redirecionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.
A suspensão temporária dos voos foi necessária diante das restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde será realizada a Cúpula do G20, localizado a 550 metros do Santos Dumont.
Eventos paralelos
De quinta-feira (14) a domingo (16), haverá três eventos paralelos do G20:
A Cúpula do G20 Social, que vai reunir cidadãos dos países do grupo, acontece entre os dias 14 e 16 nos armazéns do Porto Maravilha ;
No fim da tarde, a Aliança Global Festival leva à Praça Mauá terá shows ao ar livre, abertos ao público — a expectativa é receber 40 mil pessoas por dia. Estão confirmados artistas como Seu Jorge, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Alceu Valença, entre outros;
A região também vai receber o Urban 20, ou U20, com prefeitos e representantes de mais de 60 cidades do mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp