23/05/2022 às 09h53min - Atualizada em 23/05/2022 às 09h53min

Trabalho Social e de Promoção Humana - Lar São José

Radael R.
Em 1952, a Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo assumiram em Três Passos, a Missão Educacional no Colégio Espírito Santo. No ano de 1976 iniciaram os trabalhos Sociais e de Promoção Humana, junto às famílias, dedicando-se carinhosamente às pessoas idosas da Vila Frei Olimpio, a qual era chamada Toca da Onça. As irmãs trabalhando no Colégio e no Bairro iniciaram a história do Abrigo São José, depois passando a chamar-se "LAR SÃO JOSÉ", que após muito trabalho e dedicação chegou ao que esta Instituição é, atualmente. No inicio as irmãs, traziam comidas em panelinhas, preparadas no Colégio Espírito Santo, para saciar a fome de sete idosos andarilhos e, outros abandonados, que passavam fome e frio que estavam em um abrigo improvisado em uma casa precária. As irmãs também ministravam um curso de Corte e costura para senhoras, as aulas ocorriam nas proximidades do salão comunitário do Bairro, onde ocorreu a construção de uma sala para o serviço de costura dos idosos e para as aulas de corte e costura que na época de seu inicio era coordenado com o auxilio da senhora Dona Vanda Buchner.
As Irmãs com muito empenho e esforço, providenciaram a construção de duas meia-águas, nos fundos do Posto de Saúde, para abrigar aos idosos e idosas carentes e debilitados. Depois de um tempo esta construção foi ampliada formando duas pequenas casas, uma para os homens e outra para mulheres.
O ABRIGO SÃO JOSE foi oficialmente fundado em 01 de maio de 1982 com a finalidade de amparar, proteger, promover e assistir aos idosos carentes, para que pudessem viver mais dignamente e, em grupos de convivência. Só mais tarde, passou a chamar-se: LAR SÃO JOSE. No ano de 1983 as Irmãs concluíram a construção de uma casa para sua residência no Bairro Freio Olimpio.
As Irmãs deixam suas marcas e a lembrança que não se apaga na memória do povo empobrecido; com um trabalho abrangente mesmo em meio a muitas dificuldades financeiras e sociais. Corajosamente, iniciaram e incentivaram novas construções para acolher idosos carentes, desamparados e doentes, os seus esforços foram merecidamente reconhecidos, em dezembro de 2001 a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadã Trespassense a Irmã Petronilia Pessamiglio o que alegrou toda comunidade da Vila Frei Olimpio devida a sua justa homenagem.
O Lar São José é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que tem o objetivo de realizar uma mudança social, onde as arrecadações e receitas são destinadas única e exclusivamente ao patrimônio da própria instituição, no caso, sem a finalidade de acumulação de capital. Em outras palavras isto significa que empregam toda a arrecadação de volta na respectiva entidade. E possuem uma grande importância para a sociedade devido às ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos; também proporcionando geração de empregos.
As Missionárias Servas do Espírito Santo, são uma congregação missionária internacional, espalhada em mais de 43 países, nos cinco continentes; em cada país onde são enviadas, procuram ver quais são as necessidades mais urgentes. As irmãs que atuam no LAR SÂO JOSÉ, se empenham em dar continuidade e para manter a instituição onde atualmente residem em torno de 50 idosos que tem acesso a uma equipe multidisciplinar composta por: médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, auxiliares de enfermagem e assistentes; trazendo apoio e segurança a todos os seus internos. Em suas obras sociais, em comunidades espalhadas pelo Brasil, as Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Sul procuram vivenciar o diálogo entre as culturas, a comunhão na diversidade e o acolhimento a todos, de maneira especial aos pobres e excluídos.

Clique AQUI para ouvir a entrevista da Coordenadora do Lar São José - Irmã Nelcina.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp