11/05/2022 às 13h24min - Atualizada em 11/05/2022 às 13h24min

Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais buscam alternativas para o bem-estar das famílias rurais de Três Passos

Na terça-feira (10), aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), mais um momento de sensibilização do projeto “Bem Viver em Três Passos”.

Desta vez, e a extensionista da Emater, Laurice Gelatti Diniz, que coordena o projeto apresentou às lideranças do movimento das trabalhadoras rurais do STR os objetivos do projeto e as ações que contemplam o mesmo.

A reunião foi no sentido de motivar, despertar e envolver as agricultoras deste grupo em ações de “bem viver” em suas propriedades e com as demais famílias de suas comunidades.

O projeto já vem sendo desenvolvido desde novembro de 2021 e conta com apoio da Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência Social, a UERGS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Recentemente o projeto recebeu apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente que vai se somar numa ação junto a FEICAP 2022. Já participaram de momentos de sensibilização como este, os secretários municipais, agentes comunitários de saúde e professores do programa Semeando Educação e Saúde na agricultura familiar.

Nesta tarde foi a vez das agricultoras que também estão sendo envolvidas em ações através dos clubes de mães em diversas comunidades do interior do município.

Durante a tarde foram desenvolvidas dinâmicas com o grupo de agricultoras e apresentado sugestões sobre jardinagem, valorizando o que as pessoas tem na propriedade em termos de plantas e elementos da natureza. O foco central do projeto envolve a coletividade em ações que deem prazer e proporcionem bem-estar físico e emocional.

As plantas a natureza e principalmente as flores sempre foram um bálsamo para alma, por isso uma das atividades sugeridas no projeto está relacionada com plantas ornamentais e paisagismo, com o intuito de estimular nas pessoas a criação harmoniosa de espaços de convivência em suas propriedades a partir de plantas e objetos disponíveis na natureza

As nossas vivências e estudos científicos já tem demonstrado que tanto a saúde física como a saúde mental são influenciadas por aspectos do ambiente que vivemos, por isso é fundamental envolver nossos sentidos com imagens sons, aromas e sabores que nos agradam, pois esta onda positiva que captamos nos envolve e proporciona sensações agradáveis que contribuem com a saúde e promovem o bem-estar.

Então, a prática da jardinagem   proporciona tudo isso   para quem se envolve diretamente na atividade, podendo também despertar até para atividades artesanais com materiais que podem ser reciclados.

O mais importante depois do trabalho realizado é a “Contemplação do jardim”, bom para quem construiu o espaço como também para quem ali passar. Todos os elementos   presentes num jardim tem o poder de potencializar a saúde, reduzir o estresse e as sensações negativas que acometem as pessoas.

 O projeto bem viver nada mais é   que agregar na vida das pessoas atividades ocupacionais que proporcionam prazer, alegria e bem-estar contribuindo para a saúde física e emocional.

Cada pessoa tem que se conhecer e descobrir o seu propósito de vida, o que lhe faz bem, o que lhe deixa feliz, o que lhe permite a cura, para isso deve olhar dentro de si, não buscar fora ou no outro. Geralmente é aquilo que fazemos com mais facilidade com maior maestria.

Ao final do encontro as agricultoras presentes foram presenteadas   com mudas de suculentas, fornecidas pelo viveiro municipal, lindamente plantadas em latas customizadas preparadas especialmente para este dia. O encontro contou com o apoio e a organização da Coordenadora de mulheres Erenita Adamy e também com a presença da coordenadora regional da Fetag, Jaqueline Remonti e o chefe do escritório municipal da Emater/RS Ascar Kelvis Rauber.


 Prefeitura de Três Passos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp