19/04/2022 às 17h43min - Atualizada em 19/04/2022 às 17h43min

Avança o projeto que estabelece certificação de qualidade e selo para o azeite de oliva do RS

O consumo e o cultivo de azeitonas têm crescido consideravelmente nos últimos anos no Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura, o estado é o maior produtor do país, com quase 7 mil hectares plantados, e concentra cerca de 75% da produção nacional de azeites de oliva extravirgem.
Buscando oferecer maior competitividade à produção gaúcha, a deputada estadual Zilá Breitenbach apresentou em 2021 o Projeto de Lei 170/2021, que estabelece certificação de qualidade ao azeite de oliva produzido no RS, e que nesta terça-feira (19) obteve aprovação do parecer favorável na reunião ordinária da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da ALRS).

Zilá explicou que o projeto foi apresentado em razão da ausência, especialmente sobre a análise sensorial, de legislação de alcance nacional. Mas, principalmente para que a certificação possa valorizar o produto no mercado e prover mais segurança e transparência nas relações de consumo de alimentos, que envolvem igualmente aspectos de saúde pública. “A instituição de uma distinção, por meio do selo ‘Olivais Gaúchos’, a ser ostentado pelos azeites com extratos de maior qualidade - extra virgem - vai valorizar o produto gaúcho, agregando à localização geográfica todas as qualidades auferidas pela nossa produção”, conclui.

O PL agora será apreciado em comissões de mérito, antes de ser votado em plenário.

Assessoria Deputada Zilá Breitenbach

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp