A deputada estadual Zilá Breitenbach recebeu esta semana em meu gabinete o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (SINDILAT/RS), Darlan Palharini, para tratar sobre o setor de laticínios, que tem preocupado a todos devido ao agravamento da perda de competitividade frente a outros Estados.
A deputada que é membro da comissão de Agricultura da Assembleia Legisltiva desde seu primeiro mandato e acompanha o tema, entrou em contato com o Governo do RS para agendar reunião com o governador Ranolfo Vieira Jr. para reiterar a importância sobre a avaliação dos Decretos nº.56.116 e nº.56.117, de 30/09/2021, que instituíram o Fator de Ajuste de Fruição (FAF).
Segundo levantamento do Sindilat/RS o RS tem aproximadamente 40 mil produtores de leite que serão impactados diretamente por estas medidas, que estão em vigência desde janeiro deste ano.
“Reitero aqui meu compromisso com o setor, sei que as perdas de competividade dos produtos lácteos gaúcho impactam diretamente a economia do estado e a vida de muitos gaúchos. Assim, vamos unir forças e buscar uma solução para a questão, o mais rápido possível" , enfatiza a Deputada.