O homem baleado na noite do último sábado (2) no centro de Três Passos foi transferido ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo. A informação foi confirmada pelo advogado Gelson Tavares da Silva que representa Ederson dos Santos da Silva, de 31 anos, hospitalizado desde o fim de semana após ficar gravemente ferido por três disparos de arma de fogo.
A família precisou entrar na Justiça para conseguir a transferência para um hospital de referência. Ederson estava internado, até então, na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos. No entanto, após passar por inúmeros procedimentos médicos, foi constatada a necessidade de encaminhamento para alta complexidade em cirurgia vascular com urgência. A situação mais preocupante em relação ao quadro de saúde diz respeito aos graves ferimentos na perna esquerda de Ederson.
O paciente chegou a ser cadastrado na central de leitos do estado, mas nenhum leito foi disponibilizado. Contatada a central de regulação do SAMU estadual, também não se obteve retorno. Diante disso, a família encaminhou pedido de tutela antecipada de urgência para transferência.
A juíza Sucilene Engler Audino deferiu o pedido na noite desta terça-feira (5) e determinou que o Estado do Rio Grande do Sul providenciasse a imediata transferência para um dos hospitais de referência com leito de UTI especializado para o tratamento do paciente, assumindo todos os custos da transferência, internação e tratamento, inclusive com a disponibilização de ambulância para o imediato transporte do paciente.
Durante a madrugada, uma ambulância UTI Móvel do Samu efetuou a transferência para o hospital de Passo Fundo. De acordo com o advogado, inicialmente, Ederson deu entrada na emergência. Após realização de procedimentos, deve ficar na sala pós-cirúrgica aguardando vaga na UTI.