16/02/2022 às 17h46min - Atualizada em 16/02/2022 às 17h46min

Deputada Estadual Zilá Breitenbach participa do lançamento do Instituto de Governança e Controle do Câncer

Na quarta-feira (16), a deputada estadual Zilá Breitenbach representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS, e como presidente da Comissão de Saúde da casa, participou da solenidade de inauguração do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), realizada no Paço Municipal de Porto Alegre.

O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa Global City Cancer Challenge (C/Can), que apoia cidades de todo o mundo para alcançarem acesso de qualidade ao controle e tratamento do câncer, ajudando na implementação de projetos que melhorem a gestão da saúde e fornecendo dados que auxiliem na tomada de decisão sobre a doença.

No evento, um memorando de entendimento de políticas públicas em combate ao câncer foi assinado pelas autoridades. “Reforço que a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa está à disposição para auxiliar nos debates e ações do IGCC, ajudando na construção de políticas públicas que auxiliem no combate e prevenção ao câncer”, explicou a deputada Zilá que é autora do projeto de lei  413/2021, que inclui nas legislações estaduais dispositivos que asseguram às mulheres com laudo médico de alto risco a desenvolver o câncer de mama teste genético que identifica a mutação nos genes como medida preventiva e de aceleração do diagnóstico e tratamento pelo sistema público.

 “Essas causas não são de governo. São de humanidade. Os índices da doença assustam, mas a esperança está estampada para superar as metas que queremos atingir. Temos uma rede importante formada aqui para lutar pelo futuro, pela saúde e pela vida das pessoas”, disse o prefeito em exercício, vereador Idenir Cecchim.

Participaram do evento, a presidente do Conselho de Administração do IGCC, Maira Caleffi, que fez um relato dos caminhos percorridos até o lançamento do instituto, do ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do presidente da AMRIGS Gerson Junqueira Jr. e lideranças da área da Saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp