16/02/2022 às 17h42min - Atualizada em 16/02/2022 às 17h42min

10º Grito de Alerta já tem resultados

O 10º Grito de Alerta, que aconteceu hoje (16), em Ijuí, reuniu mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares de todo o Rio Grande do Sul, que vieram até o noroeste em busca de respostas do Governo Estadual e Governo Federal sobre as pautas do setor, especialmente sobre a estiagem que causa inúmeros prejuízos para as famílias.

A mobilização foi promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS, pela Macro Missões Fronteira Noroeste, Macro Central e Fetar-RS.

A mobilização iniciou as 05h30min com a ocupação da agência do Banco do Brasil no município. Agricultores(as) mostraram sua indignação com a falta de resposta do governo por meio de faixas e frases, tais como “Mais recursos no Pronaf, mais prazo e menos juros”, “Você se alimentou hoje? Agradeça o a um agricultor(a)!”, “Agricultor(a) pede respeito. Resposta do governo é nosso direito!”.

Com a chegada das caravanas, a Praça da República foi ocupada pela multidão que após as 9h iniciou a caminhada em direção ao Banco do Brasil e ao INSS, encontrando os demais manifestantes.

Durante a manhã diversas autoridades se pronunciaram, dentre elas prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, entidades representativas do setor e também da indústria e do comércio.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, em seu pronunciamento afirmou à multidão “que foi necessário os agricultores e agricultoras saíssem de suas propriedades e de suas casas e ocupar as ruas para que o governo pudesse fazer mais algumas promessas.

Há quinze dias uma comissão da Fetag-RS está em Brasília conduzida pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti, buscando as negociações da pauta com o Governo Federal. Reuniões com o Ministério da Agricultura, Ministério da Economia, Banco Central, deputados e senadores, marcadas pelo deputado federal Heitor Schuch foram realizadas.

No final da manhã boas notícias chegaram à Ijuí. Segundo informações obtidas no Ministério da Economia, a promessa é que aconteça a retomada das contratações do Pronaf no Plano Safra atual e que o agricultor tenha rebate a partir de 20% no Pronaf Custeio e Investimentos para pessoas físicas que não estão amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural.

Ainda, o governo está prometendo que manterá a garantia de abastecimento de milho balcão nos armazéns credenciados pela Conab e garantirá a cesta básica, transporte de água, custeio para caminhão pipa e recursos para os municípios onde falta água para consumo humano e consumo animal.

“Enquanto as resoluções não forem publicadas, tudo o que foi dito hoje é promessa. Esperamos que sejam publicadas nos próximos dias. A pressão precisa funcionar. Se não obtivermos a efetivação de anúncios na próxima semana, voltaremos para a rua com mais força e por mais tempo. Damos o nosso recado, e estamos preparados para retornar para a rua caso necessário” finaliza Joel.

A Contag foi representada no 10º Grito de Alerta pela secretária de Meio Ambiente Sandra Bonetti, que afirmou “ser extremamente importante estarmos todos mobilizados em busca dos direitos dos(as) agricultores(as) familiares. A Contag e as federações estão atuando fortemente para auxiliar a agricultura e a pecuária familiar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp