Termina nesta quarta-feira o prazo de inscrições para dois processos seletivos de contratações temporárias para o Censo 2022. No Rio Grande do Sul, são 12 mil vagas no total, sendo 11 mil para recenseador.
As inscrições podem ser realizadas pelo site da organizadora, a Fundação Getúlio Vargas. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter ensino fundamental completo.
As taxas de inscrição dependem do cargo, e podem ser pagas até 25 de janeiro. O candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode obter isenção de pagamento.
As provas ocorrem em 27 de março para ACM/ACS e recenseadores, mas em turnos diferentes, o que permite ao candidato participar dos dois processos seletivos, se quiser. A seleção para ACM e ACS é a mesma: os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, cargo responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade.
No Brasil, os processos seletivos vão contratar 200 mil pessoas para o Censo de 2022. São oferecidas 183.021 vagas para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM), em mais de 5 mil municípios do país.