31/05/2017 às 09h05min - Atualizada em 31/05/2017 às 09h05min

Rota do Yucumã encaminha proposta ao Conselho Gestor do Parque do Turvo para manutenção do potencial turístico

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Sema), Ana Pellini, apresentou aos prefeitos dos municípios que integram a Rota de Yucumã, os esforços da secretaria na busca de solução para o conflito entre a geração de energia elétrica e a atividade de turismo vinculada ao Salto do Yucumã, localizado no rio Uruguai, entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, com acesso pelo Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

Durante a reunião, realizada no Parque na última sexta-feira (26), ficou acertado que prefeitos vão se reunir no próximo dia 9 de junho para tirar uma posição conjunta dos municípios que integram a Rota do Yucumã quanto à melhor alternativa do ponto de vista turístico da região, com especial atenção ao Salto. A decisão será apresentada em seguida, no dia 14, ao Conselho Gestor do Parque Estadual do Turvo.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles, destaca que a Agência Nacional de Águas (ANA) concedeu prazo de 60 dias (a contar da última quarta-feira, dia 24) para a usina Foz do Chapecó apresentar novos estudos sobre sua operação. Nesta data, quando a ANA fará nova reunião entre as partes envolvidas, a Sema levará a decisão dos prefeitos com a demanda da região para o estabelecimento de uma regra de operação que atenda a todos os interesses.

 

Fonte: Sema


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp