31/05/2017 às 08h54min - Atualizada em 31/05/2017 às 08h54min

Cidades do Norte do Rio Grande do Sul registram alagamentos por causa de chuva forte. 19 é o número de municípios em situação de emergência

O Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas desde a semana passada, o que fez com que 19 cidades emitissem decreto de situação de emergência, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na terça-feira (30). Durante a noite, mais três cidades do Norte do estado foram afetadas pela chuva volumosa.

Em Erechim, no período de 24 horas, o volume de chuva foi o mesmo esperado para o mês, 128 mm, causando transtornos para os moradores.

Na cidade de Três Arroios, também no Norte do estado, a área central do município foi alagada, e um casal de idosos teve que ser retirado de casa após a queda de um muro.

Na cidade de Barão de Cotegipe 50 casas e estabelecimentos comerciais foram atingidos pela cheia do rio Jupirangaba que corta o centro da cidade.

Alagamento em Barão de Cotegipe (Foto: Reprodução/RBS TV)

Alagamento em Barão de Cotegipe (Foto: Reprodução/RBS TV)

Alagamento em Barão de Cotegipe

Situação de emergência

O boletim divulgado pela Defesa Civil no final da tarde de terça-feira (30) aumentou para 19 o número de municípios em situação de emergência devido à chuva. Segundo o órgão, 60 cidades gaúchas foram afetadas pelo mau tempo.

O levantamento também indica que 2.384 precisaram deixar suas casas. São 451 famílias desalojadas – que foram acolhidas em casas de amigos ou familiares – e outras 114 desabrigadas – que estão locais fornecidos pelo poder público.

O município com a situação mais grave é São Jerônimo, na Região Carbonífera, com 890 pessoas fora de suas casas. Outra cidade bastante afetada é Itaqui, na Fronteira Oeste, que tem 378 pessoas entre desalojados e desabrigados.

Em outros municípios da Fronteira Oeste e da região do Alto Uruguai a situação também preocupa, porque o Rio Uruguai já está acima de seu nível normal e continua subindo em diversos pontos, como em São Borja, Iraí e Uruguaiana.

No Vale do Rio Pardo, 146 alunos estão sem aula em Cachoeira do Sul porque a chuva danificou os acessos a três escolas no interior do município. Em Três de Maio, no Noroeste do estado, a prefeitura suspendeu o transporte escolar devido também às condições das estradas na zona rural.

Cidades que já emitiram o decreto

  1. Tiradentes do Sul
  2. Campo Novo
  3. Três Passos
  4. Coronel Bicaco
  5. Tenente Portela
  6. Panambi
  7. Cristal
  8. Sertão
  9. São Jerônimo
  10. Tunas
  11. São José das Missões
  12. Itaqui
  13. Casca
  14. São Borja
  15. Pedras Altas
  16. Boqueirão do Leão
  17. Dom Pedrito
  18. Barros Cassal
  19. Vila Lângaro

Alerta de inundação

Além de divulgar o boletim, a Defesa Civil comunicou também que há um alerta de inundação nas bacias dos rios Uruguai, Caí e Taquari. Os três rios estão em estado de alerta, quanto ao Rio Guaíba, o Jacuí está em atenção.

O órgão aponta previsão de que o Uruguai siga subindo nos próximos dias, com chuva entre esta terça e quarta-feira (31). Ainda segundo o comunicado, pode chover forte nesta quarta e quinta (1) no Rio Caí. Também é prevista chuva intensa no Rio Taquari.

Entenda por que chuvas intensas atingem o Sul

No Sul do país, a chuva é provocada por frentes frias que estão com dificuldade para avançar sobre o estado em direção ao Sudeste por causa de um bloqueio atmosférico.

"É comum a formação de frentes frias, que são sistemas chuvosos que provocam queda de temperatura. Elas se formam na região do Uruguai, atravessam a Região Sul, passam por São Paulo e vão para o oceano", diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

O que ocorre agora é que os ventos no Rio Grande do Sul estão a uma grande altitude, fazendo com que as frentes frias se desloquem mais lentamente e fiquem mais tempo atuando sobre o estado e despejem uma quantidade de chuva acima da média na região.

G1


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp