30/05/2017 às 12h52min - Atualizada em 30/05/2017 às 12h52min

Projeto nostálgico e inovador leva o encanto do cinema drive-in a Três Passos nesta terça e quarta-feira

O Cine Autorama é um projeto de cinema ao ar livre, que retoma o modelo do charmoso Drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros. Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece a qualquer que seja o clima, mesmo com frio, chuva e vendaval, já que os espectadores estão dentro dos seus carros e o telão inflável é resistente às intempéries. A entrada é sempre franca. Em Três Passos, com o patrocínio da RGE, as sessões do Cine Autorama acontecem nos dias 30 e 31 de maio. Nesta, terça-feira, o longa exibido será “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” e o curta será “O Melhor Som do Mundo”. Na quarta, o longa será “Elis”, e o curta “Dá Licença de Contar”.

           Nos tempos em que filmes podem ser assistidos em casa em televisores de alta definição ou nos mais diversos lugares através de tablets e celulares, o encanto do cinema drive-in está de volta. Pelo terceiro ano seguido, a Brazucah Produções apresenta o Cine Autorama, projeto de cinema itinerante com exibições de filmes ao ar livre para serem assistidos pelas pessoas dentro dos seus próprios automóveis. Este ano, pela primeira vez o projeto sai do estado de São Paulo: serão visitadas 10 cidades do interior do Rio Grande do Sul e também dez de São Paulo. Em cada cidade, há dois dias de exibições, cada um deles com um curta e um longa-metragem. Em um dos dias, o longa exibido é brasileiro. No outro, é internacional.

          Em Três Passos, as sessões do projeto Cine Autorama acontecem nos dias 30 e 31 de maio. Na terça-feira, o curta exibido será “O Melhor Som do Mundo”, de Pedro Paulo de Andrade, 19h, e o longa será, às 19h15, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, do diretor Randal Kleiser, com John Travolta e Olivia Newton-John nos papeis principais. Já na quarta, o curta será “Dá Licença de Contar”, de Pedro Serrano, às 19h30, e o longa, “Elis”, dirigido por Hugo Prata, às 19h, com um elenco formado por nomes como Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado e Lúcio Mauro Filho.

            Após Três Passos, o Cine Autorama segue, em junho, para São Borja e Lajeado (ambas Rio Grande do Sul). Antes de Três Passos, o projeto visita Erechim e Santa Rosa. No segundo semestre, de setembro a outubro, o projeto volta ao Rio Grande do Sul, para sessões em Campo Bom, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gravataí.

             Em Três Passos, o projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE (empresa do grupo CPFL Energia), parceria do Instituto CPFL, da Prefeitura Municipal, da Sices Brasil e da Associação Cultural Simbora e realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura e Governo Federal.  Em algumas cidades gaúchas, o patrocínio também será da RGE e em outras, da RGE Sul. Em São Paulo, o patrocínio é da CPFL Energia.

            Mesmo com um pé fincado na nostalgia, o Cine Autorama tem o outro pé na modernidade. A equipe percorre o Brasil em uma moderna van, equipada com projetor de alta luminosidade, e na exibição dos filmes o áudio é transmitido de forma inovadora: através de uma estação de rádio FM. “Basta ligar o rádio do carro ou mesmo sintonizar através do smartphone”, conta Marco Costa, da Brazucah Produções, coordenador do projeto. Além disso, a exibição pode ser realizada em qualquer clima, mesmo com frio, chuva e vendaval. “Nossa estrutura lembra muitas vezes a de um circo, já que montamos tudo rapidamente, em um único dia. Nas diversas cidades, as pessoas ficam encantadas quando veem surgir o telão, inflável, de 14X10 metros, que é resistente a todas as condições climáticas”, acrescenta Marco Costa.

O Cine Autorama é montado em espaços públicos amplos que comportam, dependendo da área oferecida pela cidade, entre 50 e 200 carros. Não há cobrança de ingressos. Na chegada, após passarem por um pórtico de entrada, o público (formado por casais e famílias inteiras) são recepcionados por promotores que oferecem orientações e a programação. Se o espectador precisa de mais alguma informação ou ajuda, basta ligar o pisca-alerta, que logo um monitor vai até o carro.

A equipe do Cine Autorama está preparada para resolver os mínimos detalhes. Se alguém não possui rádio no carro ou smartphone, recebe emprestado uma caixinha de música, para acompanhar o filme. Este ano, haverá uma inovação: em cada cidade serão disponibilizados 30 assentos ao ar livre para pessoas que não dispõem de veículos. 

            De acordo com Marco Costa, a escolha dos filmes passa por uma análise criteriosa. “O conceito da curadoria é selecionar duplas de filmes que tragam alguma memória afetiva e nostálgica que reforce o próprio sentimento de resgate que existe no projeto. Sempre buscamos que o filme nacional traga uma produção contemporânea que possibilite algum diálogo com a obra internacional. Além disso, há sempre a opção de um filme infanto-juvenil para os pais que levam os filhos. As duplas de filmes guardam algum diálogo temático, de gênero cinematográfico ou alguma referência entre si. Por isso, as exibições foram divididas em cinco mostras – Musical, Ficção, Aventura, Animação e Empoderamento. Cada cidade recebe uma das mostras”, conta Marco Costa.

            Os longas que serão exibidos em 2017 são: “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, “Elis”, “De Volta para o Futuro”, “O Homem do Futuro”, “Moana -Um Mar de Aventura”, “Que Horas Ela Volta?”, “E.T – O Extraterreste”, “Rio”, “Toy Story”  e “Uma História de Amor e Fúria”.  Esta é a relação dos curtas: “O Melhor Som do Mundo”, “Dá licença de contar”, “Nada Consta”, “Recife Frio”, “Guida”, “A Menina Espantalho”, “Ratão”, “Pajerama”, “O Projeto de meu Pai” e “Caminho dos Gigantes”.  

                       As sessões do Cine Autorama são parte do Circuito CPFL, projeto do Instituto CPFL que promove eventos abertos ao público com o melhor das manifestações artísticas, culturais e esportivas do País, sempre com entrada gratuita. Em 2017, o Circuito passará por 85 cidades de São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul.

 

Programação do Cine Autorama* em Três Passos

Dia: 30 de maio, terça-feira

Local: Na área de shows da Feicap com entrada pela Avenida Costa e Silva.  O evento será realizado com qualquer tempo

Programação da Mostra Musical

19h – Exibição do curta-metragem “O Melhor Som do Mundo”

19h15 – Exibição do filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”

Entrada franca**

Sinopse do curta “O Melhor Som do Mundo” (2015, 13min)

Direção de Pedro Paulo de Andrade. Vinicius não coleciona figurinhas, carrinhos ou gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?


Sinopse do longa “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978, 1h50min, 12 anos)

Dirigido por Randal Kleiser, com John Travolta e Olivia Newton-John nos papeis principais. Na Califórnia na década de 50, Danny e Sandy, um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

 

Dia: 31 de maio, quarta-feira

Local: Na área de shows da Feicap com entrada pela avenida Costa e Silva.  O evento será realizado com qualquer tempo

Programação da Mostra Musical

19h – Exibição do curta-metragem “Dá Licença de Contar”

19h15 – Exibição do filme “Elis”

Entrada franca

Sinopse do curta “Dá Licença de Contar” (2015, 17min)

Diretor: Pedro Serrano. Este curta recria o universo das canções de Adoniran Barbosa, colocando o artista dentro de sua obra. Um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude, quando viveu "causos" ao lado de seus dois amigos naquele boteco.

Sinopse do longa “Elis” (2015, 1m55min, 14 anos)

Diretor: Hugo Prata - Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

*Projeto Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE (empresa do grupo CPFL Energia), parceria do Instituto CPFL, da Sices Brasil e da Associação Cultural Simbora, e realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura e Governo Federal.

**Em Três Passos, o Cine Autorama conta também com a parceria da Prefeitura Municipal

 

Uma breve história do Cine Autorama

O projeto foi iniciado em 2015, em parceria com o Shopping Continental Osasco, na Grande São Paulo.  Foram realizadas 16 sessões ao longo de dois meses, como evento especial de aniversário do shopping. Foram exibidos filmes como “E.T”, “Os Caças Fantasmas” e “Titanic”.  Durante o período, estiveram no local cerca de 1.120 carros e 2.800 pessoas.

Em 2016, o Cine Autorama também participou do circuito CPFL Cultura e Arte. Foram 40 sessões em 20 cidades no interior do Estado de São Paulo, ao longo de quatro meses: Altinópolis, Avaré, Barretos, Bebedouro, Brodowski, Capivari, Hortolândia, Ibitinga, Itapira, Ituverava, Jaú, Matão, Mirassol, Mococa, Monte Alto, Orlândia, Paulínia, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto e Taquaritinga. Cerca de 2.260 carros e 5.600 pessoas compareceram.

Este ano será a primeira vez que o Cine Autorama sai do estado de São Paulo. A expectativa é que nos dois estados, São Paulo e Rio Grande do Sul, a programação seja assistida por cerca de 7.500 pessoas. “Ideia é despertar a curiosidade do público, resgatando o estilo de sessão de cinema drive-in e, claro, o interesse para o próprio Cinema, especialmente no tocante aos filmes nacionais. No final, queremos que as pessoas aproveitem e se divirtam com essa experiência nostálgica”, diz o diretor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp