01/12/2021 às 15h42min - Atualizada em 01/12/2021 às 15h42min

Secretaria Municipal da saúde de Três Passos Alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento contra o HIV/Aids

Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data tem como objetivo conscientizar toda a sociedade, além de chamar atenção para a doença, prevenção, tratamento e redução do preconceito. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, através da Vigilância Epidemiológica, lembra aos munícipes que o teste de HIV é gratuito e disponibilizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), nos oito ESF’s e na Vigilância Epidemiológica. Caso detectado, também é possível realizar o tratamento e acompanhamento pelo SUS.

Além do teste de HIV, também há teste rápido de Sífilis, Hepatites B e C. Mais informações podem ser obtidas nos ESF’s, e na Vigilância Epidemiológica, através do 9.9698-8677.

A Aids é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ele é mais comumente transmitido durante a relação sexual (oral, vaginal e anal) sem uso de preservativo e pela troca de fluídos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação ou por compartilhamento de agulhas contaminadas.

O Dezembro Vermelho possui a proposta de sensibilizar a população quanto a importância do acesso à informação adequada sobre HIV, evolução dos métodos de prevenção e tratamento, além de combater o preconceito e o estigma em torno da doença.

 

 
 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp