26/11/2021 às 08h46min - Atualizada em 26/11/2021 às 08h46min

Três Passos promove o fortalecimento da agricultura familiar através da cadeia produtiva do leite

A Administração de Três Passos participou na noite de quarta-feira (24), de um importante evento promovido pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Campo Novo, com o intuito de dialogar sobre o programa que visa fortalecer a agricultura familiar através da cadeia produtiva do leite.

O Engenheiro Agrônomo, Evandro Augusto Colombo, técnico responsável pela área quatro, acompanha o desenvolvimento do programa nas localidades de Bela Vista, em todas as “Romanas”, Caxambú, linhas Navegantes, Cascatinha, 93 e Caturrita, Lajeado Três Passos, Pinhalzinho e Alto Molina.

O evento que aconteceu no Salão do Grêmio de Bela Vista, contou com a presença do Prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, vice-prefeito, Rodrigo Ipê, Secretário de Agricultura, João Carlos Thiesen, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, do Supervisor Técnico de Campo do SENAR, Jackson Willian Borstmann, e mais um grande grupo de 25 produtores familiares participantes do programa.

Evandro Colombo conta que este programa em parceria com o SENAR visa fortalecer a cadeia produtiva do leite através de uma boa administração da propriedade, aumento da produção leiteira, redução de custos na produção e consequentemente o aumento de renda do produtor. “Nós estamos tratando a propriedade rural como uma empresa, torná-la rentável, através de estudos técnicos, o conhecimento”, complementou o Engenheiro Agrônomo.

De acordo com o Prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, proporcionar assistência técnica gerencial e profissionalizar a produção leiteira é um dos caminhos para tornar o produtor rural cada vez mais forte. “Precisamos através do conhecimento fornecido pela SMAG, SENAR, Programa Semeando e Casa Familiar Rural, profissionalizar os jovens com cursos técnicos específicos e assim fortalecer as propriedades rurais”, encerrou o prefeito.

A noite contou com um jantar oferecido pela equipe do SENAR, que é composta pelo Presidente João Geraldo Bosa, Coordenador do Convênio de Cooperação Técnica SENAR/FARSUL/Casa Rural, Antônio Cassol, Supervisor de Bovinos de Leite do ATAEG – SENAR, Herton Vivaldino de Lima, Supervisor Diego Coimbra, Técnicos do ATEG (Assistência Técnica e gerencial), Lucas Araújo e Ana Carolina Schmitt, e o Secretário Executivo do Sindicato Rural de Campo Novo, Nilvo Hélio Hirschmann.

O grupo, que conta hoje com aproximadamente 40 famílias produtoras de leite envolvidas terão acompanhamento gratuito de um médico veterinário uma vez ao mês, onde serão cadastrados todos os animais destinados à produção leiteira, promovendo o melhoramento genético, manejo preventivo de sanidade do rebanho, vacinas, nutrição animal, planejamento forrageiro e áreas para silagem. Tudo isso, com o acompanhamento do SENAR e SMAG.

 
 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp