Na época do ano que antecede o verão é quando se inicia o período epidêmico (novembro-maio) para as arboviroses urbanas (dengue, chikungunya e Zika), porque o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças.
A mobilização de toda sociedade é primordial para impedir a proliferação do mosquito, o que deve ocorrer de forma contínua ao longo do ano e com maior intensidade na eminência do verão.
Neste sentido o Ministério da Saúde convida para uma Mobilização Nacional de Combate ao Aedes, a realizar-se na sexta-feira (26), com realização de vistorias para eliminar possíveis focos do mosquito e evitar sua proliferação.
Como ação para mobilização, recomenda-se realizar vistorias nos diversos ambientes a partir da iniciativa 10 minutos contra o Aedes. A proposta consiste em realizar um grande mutirão, e continuar com ações semanais, de apenas 10 minutos dentro de residências, prédios e outros espaços públicos e privados, para identificação e limpeza dos principais criadouros do Aedes. A ação visa eliminar ou reduzir a proliferação do mosquito para prevenção dos casos de dengue, chikungunya e Zika.