O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) liberou, nesta quarta-feira, o registro do acidente com a aeronave PT-ONJ, que causou a morte de Marília Mendonça e mais quatro pessoas na última sexta-feira na região de Caratinga, em Minas Gerais. Segundo o registro, que é inserido no painel de estatísticas do órgão, os técnicos categorizaram o acidente como um CFIT, ou seja, uma colisão com o solo em voo controlado.
O termo é utilizado para descrever um acidente aéreo no qual uma aeronave colide contra o solo, embora com os equipamentos e sistemas funcionando em perfeito estado até o momento do acidente.
O documento, ainda assim, observa: “Os dados aqui disponibilizados são preliminares e visam à transparência das informações que temos até o momento. Por isso, não contêm as análises das informações coletadas, nem os fatores contribuintes, e estão sujeitas a modificações conforme o andamento dos trabalhos de investigação”.
O registro é um reporte inicial e pode ser alterado de acordo com o andamento das investigações. Essa é a 7º ocorrência de acidente com aeronaves King Air BE9L desde 2011, e a 34ª ocorrência de segurança envolvendo esse tipo de aeronave no mesmo período.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)