14/10/2021 às 15h06min - Atualizada em 14/10/2021 às 15h06min

RGE orienta sobre procedimentos nos casos de incêndios com eletricidade

Episódios envolvendo fogo exigem ações, materiais e produtos específicos, além de qualificação e preparo para quem os combate

A RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia, trabalha constantemente visando a segurança dos clientes, funcionários e prestadores de serviços da empresa. Fortalecendo este objetivo, compartilhamos informações importantes, referentes a casos envolvendo incêndios com eletricidade, visando evitar tragédias, arrependimentos ou grandes dores de cabeça.
Em primeiro lugar é preciso entender que cada episódio de incêndio exige procedimentos diferentes, além de produtos específicos para o combate das chamas, baseados nas estruturas e materiais envolvidos nos sinistros.

Existem cinco tipos de incêndios classificados a partir dos materiais que causaram o fogo, e para estes, são utilizados extintores específicos. As cinco tipos de classificações para os incêndios são:
Classe A, que envolve materiais sólidos como madeira, papel, tecido;
Classe B, causados por gasolina, querosene, óleo, parafina, ou seja, pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis;
Classe C, incêndio gerado por energia elétrica como quadros de força de energia, fiação elétrica, eletrodomésticos;
Classe D, que se relaciona com metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio;
Classe K, que são os que ocorrem com incidência de óleo de cozinha e gorduras, por exemplo, em frigideiras e grelhas.
Como os incêndios podem ser causados por diferentes materiais, são utilizados diferentes extintores para combater o fogo.

https://imagens.f5news.com.br/arquivos/14112019726479473_exrsi.png

https://imagens.f5news.com.br/arquivos/14112019726479473_exrsi.png


Deve-se também saber sobre as contraindicações da utilização de alguns extintores em certos incêndios, como a utilização da Água (H2O) para o combate dos incêndios de Classe B, C e D, pois ao invés de apagar o fogo, pode acabar o alastrando, além de submeter a outro grande risco para quem toma esta ação, já que a água é sabidamente condutora de eletricidade. A espuma mecânica também é contraindicada para incêndios de classe C. Por fim, se você não tiver o preparo, conhecimento, materiais e os produtos necessários para o combate as chamas, não arrisque-se, acione os bombeiros, pelo 193, e em casos que envolvam eletricidade, acione a RGE pelos canais de atendimento:

Whatsapp: 51 999550002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita)
SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
Call Center: 0800 970 0900
 
Outras dicas importantes para a sua casa ou em caso de acidentes:
 
- Em caso de acidente de trânsito com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.
- Nunca deixe aparelhos elétricos em locais com água ou umidade e nunca os manuseie com mãos ou pés molhados. O risco de choque é grande e pode levar à morte. Atente-se ao local de instalação da máquina de lavar ou tanquinho;
- Nunca utilize o celular quando estiver carregando na tomada, pois pode acontecer um curto-circuito e ocasionar choque. O uso de fone de ouvido plugado no celular também deve ser evitado durante o carregamento do aparelho, pois a eletricidade pode passar pelo fio e atingir o corpo;
- Equipamentos elétricos e eletrônicos devem somente devem ser ligados ou desligados da tomada utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio;
- Mantenha as instalações elétricas internas da residência em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
- Cuidado com os fios dos eletrodomésticos. Sempre que possível, mantenha-os no alto, longe do alcance de crianças;
- Caso algum aparelho esteja dando choque, mesmo que seja de baixa intensidade, pode ser defeito no equipamento ou na rede elétrica interna da residência. Nesse caso, a dica é não pôr a segurança em risco e recorrer a um eletricista capacitado para fazer uma avaliação da fiação elétrica de sua residência e/ou levar o aparelho para o conserto.
 
Fuga de energia. Você sabia que, assim como podem ocorrer vazamentos de água em casa, é possível ocorrer vazamento de energia? Redes elétricas em mau estado de conservação e subdimensionadas, lâmpadas elétricas queimadas, fios desencapados e até mesmo aquela borracha velha na porta da geladeira são os principais responsáveis pela fuga de energia.
 
Teste. Para verificar se existe fuga de energia em seu imóvel faça um teste simples: Desligue todos os aparelhos e retire-os da tomada (não esqueça da geladeira). Apague todas as luzes. Em seguida observe o medidor de energia: o disco poderá girar até completar uma volta, após isso, se estiver ainda em movimento (girando), mesmo com tudo desligado, significa que existe fuga de energia em sua casa. Nesse caso procure a ajuda de um eletricista qualificado para que o problema seja solucionado, pois além de economizar energia você pode evitar futuros acidentes.
 
Emendas. Emendas na fiação aumentam o desperdício e podem provocar incêndios. Por isso devem ser bem executadas evitando aquecimento e fuga de energia. O ideal é revisar a rede e eliminar, na medida do possível, todas as emendas.
 
Fios. Se a rede interna de sua residência possui fios expostos ou desencapados providencie a substituição. Fios nesse estado ocasionam acidentes e contribuem para a perda de energia. Também, se a residência tiver fiação muito antiga, ela pode estar subdimensionada para os novos equipamentos que acabaram sendo instalados no decorrer do ano e uma revisão com um profissional qualificado é recomendada.
 
Choques. Se perceber que em algum ponto da residência ou em algum equipamento ou eletrodoméstico ocorrem choques elétricos, significa que há fuga de energia elétrica ou problemas de aterramento. Contate um profissional o mais breve possível para checar e solucionar o problema.
 
Chuveiro. Fiação fina demais na ligação elétrica do chuveiro pode ocasionar fuga de energia e riscos à segurança. Nesse caso, os fios superaquecem e podem provocar incêndios. Use sempre a fiação recomendada pelo fabricante e consulte um eletricista no momento de instalar ou trocar seu chuveiro por um novo ou mais potente. Os chuveiros devem ser aterrados evitando assim choques e acidentes.
 
Rede subdimensionada. Ao executar os serviços de instalação da rede elétrica de sua residência procure os serviços de um profissional habilitado, que poderá dimensionar corretamente a capacidade das instalações. Uma rede que não comporte a quantidade de aparelhos elétricos pode colocar a residência em risco e ocasionar fuga de energia.
 
Sustentabilidade. Essas e outras ações fazem parte do plano de sustentabilidade da companhia que contempla investimentos, por meio de todas as empresas do grupo, para viabilizar a transformação do setor de energia no Brasil e reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio. Até 2024, o grupo tem previsão de aplicar mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando impactos positivos na comunidade e na cadeia de valor.
Hoje, o grupo já colhe resultados: 98,9% (ou 11,3 TWh) da energia gerada pela CPFL em 2020 foram provenientes de fontes renováveis. No mesmo período, a empresa alcançou 14% de redução de emissão de gases de efeito estufa, reformou 9.807 transformadores e destinou 100% de componentes críticos da rede à cadeia reversa.
 
Segurança da população. Por meio da campanha Guardião da Vida, a RGE prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A RGE reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/
 
Sobre a RGE - Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.
 
Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.


Informações para a Imprensa
[email protected]
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp