28/03/2017 às 11h04min - Atualizada em 28/03/2017 às 11h04min

Resumo da Sessão da Câmara de Vereadores de Três Passos

Programa da Câmara Municipal de Três Passos
Legislativo Informa
 
No dia 27 de março de 2017, sob a Presidência do vereador Edivan Baron, foi realizada a sessão plenária semanal.
 
Esta sessão foi realizada de forma descentralizada, no salão do Esporte Clube Grêmio União de Bela Vista, contando com a presença do Presidente da Associação Rural de Desenvolvimento Mário Zart, o representante da Escola Estadual José de Anchieta João Carlos Thiesen, a Liderança da Comunidade Sr. Gilberto Nied, e o Presidente dos usuários da água Erhardt Hepp, que usaram o espaço da Tribuna Popular para falar sobre as potencialidades e reivindicações da comunidade do Distrito de Bela Vista.
 
Mario Zart ressaltou que a Associação Rural iniciou em 2011 com 42 associados e atualmente conta 276 associados; foram repassados R$ 288.755,00 aos associados, recursos estes recebidos pela Prefeitura Municipal; não foram realizadas visitas técnicas no ano de 2016; foram investidos em insumos o montante de R$ 75.542,00; foram feitos 34 cursos de capacitação.
Zart acrescentou que a Associação Rural trabalha nas áreas da atividade leiteira, pastagem, nutrição animal, manejo da ordenha e qualidade do leite, silagem, agrotóxicos, leitec, dias de campo e manutenção de trator.
Destacou que em 2014, a produção de leite alcançou 14,6 litros por dia por vaca, somando no ano um total de 9,6 milhões de litros; na suinocultura são 26 parceiros, com 31 unidades e uma produção de 36.000 suínos terminados por ano; na avicultura foram 500.000 unidades por ano; no setor de habitação foram construídas 33 casas novas, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida; e com relação à inclusão digital são 108 famílias contempladas.
 
João Carlos Thiesen apresentou algumas reivindicações da comunidade, tais como o fechamento de buracos na continuação da Av. Dos Estados até o Clube Caça e Pesca; instalação de lombada eletrônica no trajeto do ônibus escolar que até a Esquina Libert, devido a risco de acidentes, por excesso de velocidade de alguns motoristas; instalação de uma quadra de esportes com cobertura, para evitar que os alunos fiquem expostos ao sol e à chuva, e também se machuquem.
 
Gilberto Nied, na qualidade de agricultor, foi incumbido de falar sobre estradas.
Comentou que o Secretário Municipal de Transportes Cezar dos Santos já fez algumas melhorias nas estradas.
Pediu apoio dos vereadores e da Administração Municipal, pois os produtores rurais são o carro chefe, em sentido de retorno financeiro e tudo passa pelas estradas. Trabalha há 30 anos e cada ano é a mesma coisa, não há estradas para escoar  a produção. Máquinas, caminhões, tratores são danificados por causa do mau estado das estradas. Então que houvesse uma maior atenção da parte do município para a conservação das estradas, pontilhões, boeiros no interior, são muito estreitos. Também pede o alargamento das estradas, pois estraga muitos espelhos retrovisores, pois enroscam nas arvores da beira da estrada.
 
Erhard Hepp falou sobre a rede de água do Distrito de Bela Vista.
Destacou que o nível da água é de boa qualidade; são 170 consumidores de um poço apenas; são 2 milhões de litros de água por mês; há uma caixa de 10 mil litros que armazena a água.
Há um outro poço com uma vazão maior, e a ideia é colocá-lo em funcionamento, sendo que além de levar para o cemitério, dividir a vila em duas partes, pois aí se utilizaria água dos dois poços.
Ano passado sobrou 80 mil reais de recurso do Governo do Estado, e foi necessário devolver esse valor, pois não foi permitido utilizar para a instalação de uma bomba para o poço.
Solicitou uma academia ao ar livre para a prática de exercícios físicos; a construção de uma casa mortuária para velórios; informações da não assistência de técnico agrícola, pois desde outubro de 2015 os associados estão aguardando o atendimento; a manutenção periódica do calçamento e concluir até o asfalto; maior fiscalização junto às casas e terreno abandonados.
 
O projeto que visa alterar a Lei Orgânica do Município no sentido de incluir o Orçamento Impositivo, previsto na Constituição Federal, foi lido na sessão.
Este projeto foi baixado para as Comissões Permanentes e poderá ser votado na próxima sessão.
 
Em função de ter sido a última sessão do mês, com a presença de representantes da comunidade, o espaço do Grande Expediente (discursos dos vereadores) foi suprimido.
Confira os discursos dos vereadores do Pequeno Expediente (Explicação Pessoal) acessando o site da Câmara: www.trespassos.rs.leg.br.
 
Foram solicitadas à Administração Municipal os seguintes pedidos de  providências e informações:
- repintura da faixa de segurança existente no entroncamento das Ruas Petrônio Portela e José de Alencar;
- recolocação da faixa de segurança localizada na Av. Ijuí, junto à rótula no entroncamento com a Rua Gaspar Silveira Martins, em torno de 10 metros no sentido centro-bairro, próximo à Academia de ginástica;
- repintura das faixas de segurança existentes no entroncamento das Ruas Petrônio Portela e José de Alencar.
- qual foi o custo do reperfilamento das Ruas Gaspar Silveira Martins e José Coutinho;
- uma relação do consumo de litros de combustível por máquina ou veículo nos anos de 2015 e 2016, da Administração Municipal;
- uma relação das horas extras pagas por servidor e se o serviço público foi cobrado ou foi dado como incentivo ao cidadão;
 
Convite a toda a comunidade: para a audiência pública a ser realizada nesta sexta-feira, 31 de março, a partir das 9h30min, no Auditório da Unijuí Campus Três Passos, para discutir a Reforma da Previdência, com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp