15/06/2018 às 10h08min - Atualizada em 15/06/2018 às 10h08min

41% da população três-passense recebe algum tipo de benefício do INSS

A Rádio Difusora e o Jornal Atos e Fatos produziram, no mês de maio, reportagem especial sobre a situação econômica dos Idosos e beneficiários do INSS no município de Três Passos, a qual abordou os subtópicos Crescimento da população Idosa, Aposentadorias e auxílios, Ações da Assistência Social no município, Qualidade e expectativa de vida e Participação na economia três-passense
 
Crescimento da população Idosa
Projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta, ainda, que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.
Em 2012, 810 milhões de pessoas eram de 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Esse número deverá alcançar 1 bilhão em menos de dez anos e que duplique em 2050, alcançando 22% da população global. Já no Brasil, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. Essa parcela deve chegar a 38 milhões em 2027 e em 19% da população em 2030. Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil cresceu 50% em uma década, em 2015 chegou em 14% da população.
O Rio Grande do Sul, entre o período de 2012 a 2017, é um dos estados com maior crescimento da população idosa no Brasil, com 18,6% do grupo de 60 anos ou mais. Em 2015, o RS possuía 11.247.972 habitantes, 15% deles idosos, de 60 anos ou mais. Já para 2030, o IBGE estima que a população do estado atinja 11.542.948 habitantes, sendo 24,3% de pessoas de 60 anos ou mais.
No município de Três Passos, de 24.632 mil habitantes (2017), estima-se que 15% deste total atinge 60 anos ou mais. Em 2027, projeta-se que o crescimento populacional chegue em 25.600 mil habitantes, sendo 17% idosos.
 
Aposentadorias e auxílios
No Brasil, são mais de 34 milhões de beneficiados pelo INSS. Das 100 cidades que mais possui pessoas aposentadas ou com algum tipo de auxílio, estão quatro municípios da Região Celeiro: Humaitá em 54º, Três Passos em 64º, Miraguaí em 84º e Crissiumal em 89º no ranking nacional.  
No ranking da Região Celeiro, o município de Humaitá lidera, de 4.988 habitantes, 2.097 pessoas recebem algum tipo de aposentadoria ou auxílio, o que representa 42% da população. Três Passos está em segundo lugar, dos seus 24.632 habitantes, 9.996 recebem algum tipo de benefício da Previdência Social, essa parcela representa 41% da população três-passense. Em seguida, Miraguaí e Crissiumal com 38%, Tenente Portela com 37% e Bom Progresso em 17º lugar no ranking Região Celeiro, com 17% de sua população de beneficiados do INSS.
Em 2017, foi emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Três Passos, o valor de R$ 11.253.758,25 por mês, chegando ao todo em R$ 135.045.099, no ano.
Ao total, 9.996 pessoas que receberam algum tipo de auxílio no município, delas 3.695 por idade, 717 por invalidez, 2.109 por tempo de serviço, 2.109 de pensões por morte, 865 auxílios e 8 outros benefícios previdenciários, além de 493 benefícios assistenciais e de legislação. Um percentual de 41% da população total de Três Passos.
Na área rural, são aproximadamente de 3.600 beneficiários do INSS no município de Três Passos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, Erhardt Araldo Hepp, em entrevista ao Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora, destacou que grande parte do êxodo rural acontece entre os 25 a 30 anos, a partir desta idade o produtor não sai mais de sua propriedade, pois aguarda o período para encaminhar a aposentadoria, que atualmente é a terceira renda do meio rural, sendo a primeira de grãos e a segunda de leite.
Comenta, ainda, que mesmo sendo um salário mínimo, muitos utilizam do benefício para compras de remédios e demais despesas da propriedade. Por isso, percebe-se que a aposentadoria é fundamental na permanecia do agricultor na zona rural, pois recebem em dia o valor estipulado. Já o leite, os grãos e demais culturas têm influências até o período da comercialização, sendo invariável o que não oportuniza uma renda fixa aos produtores.
Hepp expõe também que Três Passos, sendo um polo regional, capital da Região Celeiro, recebe grande parte do benefício da aposentadoria. Segundo ele, cerca de 80% dos gastos das propriedades dos agricultores tanto da região, como o interior do município, são realizados no comércio três-passense e, somente 20% aplicados em poupanças e afins.
Ações da Assistência Social no município
As atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) voltadas à pessoa idosa, no município de Três Passos, acontece através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que atende e acompanha os idosos em situação de vulnerabilidade social, na Proteção Social Básica.
- Hoje, os trabalhos da Assistência Social são todos com acompanhamento de profissionais técnicos, como assistente social, psicóloga e coordenadora que atuam nas atividades voltada ao idoso. Nós temos as atividades de educação física nos bairros, o coral, com auxilio da professora de Educação Física e as atividades nos três asilos do município. Também encontros quinzenais do PAEFI.  Além disso, há dois anos voltamos a escolher o casal idoso do rei e a rainha da Feicap, porque todo ano no dia 12 de outubro acontece a tradicional festa com todos os 16 grupos da Amei – Associação da Melhor Idade do município. Sabemos que todos os idosos passaram por muitas dificuldades na vida... e o que a gente quer quanto à Assistência Social, é fazer com que esse idosos volte a ter vida, participe das atividades e deixe esse momento de solidão para trás.  Eles têm parte importante no crescimento da nossa cidade. – comenta a secretária da Assistência Social, Fabiane Amaral.
Além do CRAS, o município conta também com a Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, que possui profissionais de psicologia e serviço social, que atende e acompanha idosos em situação de risco, violência e violação de direitos, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e quando necessário, o CREAS faz, com determinação judicial, o encaminhamento, para o acolhimento institucional.
O Conselho Municipal do Idoso também está vinculado à SMAS, onde fazem parte entidades governamentais e não governamentais. O Conselho é um órgão deliberativo, propositivo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas destinadas a promover os direitos dos idosos. Vinculado ao Conselho Municipal do Idoso está o FUMUI (Fundo Municipal do Idoso), que tem como um dos principais objetivos, receber doações, em especial oriundas de deduções do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, tais recursos servem para financiar ações em prol dos idosos e/ou entidades afins.
 
Qualidade e expectativa de vida
Em 1940, de cada mil pessoas que atingiam os 65 anos de idade, 259 atingiriam os 80 anos ou mais no Brasil. Já em 2016, de cada mil idosos com 65 anos, 628 completariam 80 anos. A expectativa de vida, segunda pesquisa realizada pelo o IBGE em 2016, está em até os 75 anos. Isso representa um aumento de três meses e 11 dias a mais do que para uma pessoa nascida em 2015. A expectativa de vida dos homens aumentou de 71,9 anos em 2015 para 72,2 anos em 2016, enquanto a das mulheres foi de 79,1 para 79,4 anos.
O aumento da expectativa de vida se dá por inúmeros fatores, tendo como o principal o cuidado com a saúde. A profissional de Educação Física Fabiane Richter, da Academia Performance, comenta os processos da velhice e a importante influência de uma alimentação saudável, aliada a atividades físicas em uma vida com qualidade.
- No processo do envelhecimento ocorre diversas modificações que vão determinar a progressiva perda da capacidade de adaptação ao meio ambiente, ocasionando uma maior incidência de processos patológicos. Entre os benefícios, os exercícios físico melhoram nas condições musculares e trabalham no alívio de dores... é importante no desenvolvimento da autoconfiança, autoimagem e na socialização. Ajuda no bem-estar geral do idoso -, assegura ela.
Fabiane ainda ressalta que a vida sedentária influencia no desenvolvimento de doenças crônicas – “o sedentarismo pode ser o maior inimigo da saúde e da boa forma, além de ser uma das principais causas das doenças crônicas. Com uma vida ativa, é possível evitar ou retardar doenças não transmissíveis, como cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e osteoporose e, também, a depressão, como previne alguns casos de câncer, como o de Mama”.
Os exercícios como caminhadas, pilates, ginástica localizada, dança e hidroginástica são as principais atividades indicadas para manter uma vida saudável. A profissional de Educação Física ainda acrescenta - “O ideal é destinar 150 minutos semanais para os exercícios físicos ou 30 minutos por dia de atividade, mas sempre respeitando as limitações de cada pessoa”.
Participação na economia três-passense
Em média, 70% dos idosos que já realizaram empréstimos renegociam suas dívidas mais de uma vez. Essa parcela, em sua maioria, busca financiamentos para ajudar a família. Além desse dado constatamos com comércio local, selecionado pela nossa redação de Jornalismo da Rádio Difusora, essa faixa etária diminuiu a participação no comércio nos últimos anos, comprando apenas em datas especiais. As parcelas continuam pequenas e a inadimplência é mínima.
O professor e economista Argemiro Brum salienta os dados levantados pelo departamento de Jornalismo da Rádio Difusora. Segundo ele, a crise é o principal fator para que os idosos diminuíssem a participação no comércio. Além disso, o especialista aponta que a economia do município de Três Passos depende muito dos benefícios da Previdência “A geração de riquezas está sendo menor do que deveria ser. E isso deve ser alertado à população três-passense, como a Administração de Três Passos, caso se prolongue, vai colocar o município, não agora, mas nos próximos 20 anos, em uma situação bastante complicada. Três Passos ocupar a 64º lugar do ranking nacional, significa que uma reforma do INSS vai afetar diretamente a economia local e, se a tendência for uma reforma que reestruture os gastos da Previdência e alongue mais esses gastos em termos de idade e aposentadoria, entre outros, a receita do município, futuramente, irá diminuir”-, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp