17/05/2018 às 10h43min - Atualizada em 17/05/2018 às 10h43min

Famurs mobiliza Assembleia Legislativa em defesa dos Hospitais de Pequeno Porte

Prefeitos que integram a comissão criada pela Famurs para tratar sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) participaram de reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16/5). Na ocasião, foi criado um Grupo de Trabalho (GT), formado por deputados, prefeitos e Famurs, para elaborar legislação de regulamentação dos HPPs. Também foi exposta a necessidade de alteração da Portaria 64/2018, da Secretaria de Estado da Saúde, que transforma os HPPs em Pronto Atendimento de Urgência (Padu). Conforme o assessor técnico da Famurs na área da Saúde, Paulo Azeredo Filho, que representou o presidente da entidade, Salmo Dias de Oliveira, são transportados mais de 1,5 milhão de pessoas por ano para os grandes centros e a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias é superior a 700 mil pacientes/ano, que ainda aguardam atendimento. “Descentralizar os serviços utilizando os Hospitais de Pequeno Porte é a solução para humanizar o atendimento”, reafirmou.

Durante a reunião, os prefeitos de Braga, Carlos Alberto Vigne, de Chiapetta, Eder Luis Both, e de Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim, se posicionaram contrários ao fechamento dos HPPs e solicitaram alterações de portarias e resoluções que afetam a manutenção dos hospitais no interior do Estado. No dia 7 de junho será realizado um encontro no auditório da Famurs para debater o assunto, com a presença de presidentes de hospitais, secretários municipais de saúde, prefeitos e entidades representativas da área da Saúde. O posicionamento estabelecido pelas lideranças será levado ao governo do Estado. O presidente da Famurs entende que a situação merece sensibilidade por parte do Piratini para buscar uma discussão mais profunda e específica para cada região. “É fundamental que sejam consideradas as situações econômicas, sociais e de humanização no atendimento”, salientou Salmo.

Famurs mobiliza prefeitos sobre situação dos HPPs

(Foto: Comunicação Famurs)

No dia 8 de maio, a Famurs realizou reunião com a representação de prefeitos das 27 Associações Regionais para discutir a situação dos HPPs. Na ocasião, o presidente Salmo reiterou a importância de o Piratini reavaliar o tema. “A saúde é o bem maior de qualquer cidadão e deve ser prioridade do governo do Estado dar subsídios e incentivos para a descentralização dos serviços, diminuindo a ambulancioterapia e facilitando o acesso da população aos serviços hospitalares”, afirmou Salmo.

 


(Foto: Comunicação Famurs)

O presidente da Famurs, juntamente com prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), também esteve reunido com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz. Durante o encontro, no dia 9 de maio, os prefeitos manifestaram contrariedade à Portaria 064/2018. A preocupação da Famurs é com a possibilidade de fechamento de 400 leitos hospitalares, aumentando o custeio com internações hospitalares via judicial, transporte de pacientes e superlotação dos grandes centros.

 
Foto de capa: Guerreiro/ALRS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp