09/05/2018 às 15h38min - Atualizada em 09/05/2018 às 15h38min

Enem passa a ser gratuito para estudante de escola pública

Taxa só vai ser paga pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção reprovada e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez

Estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos devido à mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.

Para esses participantes, não vai ser gerada a Guia de Recolhimento da União. O documento só vai ser pago pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano teve de ser feito antes, ainda no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira e vai até as 23h59min do dia 18 de maio.

Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas ocorrem entre 4 e 11 de novembro.

Inscrições
Até as 10h de hoje mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada devem ser anotados em local seguro, já que serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante.

Na hora da inscrição, o candidato deve informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp