14/03/2018 às 09h54min - Atualizada em 14/03/2018 às 09h54min

Mais de 60 mil professores vão debater a Nova Base Nacional Curricular no RS

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quinta-feira (15), uma mobilização entre os professores da rede estadual para debater a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será implantada a partir de 2019 em todo o país, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No Rio Grande do Sul, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores mobilizados, a partir das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O início das reuniões simultâneas será marcado durante atividade que reunirá servidores na Seduc, das 8h30 às 12h30, no auditório Paulo Freire. Nesse dia, não haverá aulas na rede estadual e os professores estarão dedicados a debater as competências e as normativas do BNCC. O formato das reuniões segue normativa do Ministério da Educação (MEC) e prevê dinâmicas e debates entre os participantes.

O Dia D, como é chamado, ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março. Devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, o debate ocorrerá mais tarde no Rio Grande do Sul. ”Essa iniciativa é uma grande oportunidade para o Brasil dar um rumo diferente na qualidade da educação ”, destacou o secretário Ronald Krummenauer.

A realização do Dia D segue orientação do MEC, em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

Novo referencial curricular do RS

Ainda neste ano, a rede estadual deverá debater o Novo Referencial Curricular, complementar ao BNCC. Para tanto, o governo do Estado vai publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe RS) para debater o novo currículo.

Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes sugiram assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.

O novo projeto visa a agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as escolas do Rio Grande do Sul.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Rio Grande Sul. “O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Por isso, a importância do Dia D, que viabiliza o conhecimento da organização e da estrutura da BNCC, bem como as macrocompetências para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, explicou.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e a adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país.

As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam.

A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

Mais informações: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp