23/08/2017 às 10h35min - Atualizada em 23/08/2017 às 10h35min

Sartori defende cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, em Brasília

Em audiência com o ministro Blairo Maggi. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
O governador José Ivo Sartori defendeu a cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade de discutir um limite de cotas de importação de leite, dentro das possibilidades dos acordos comerciais existentes. O assunto foi tratado com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nesta terça-feira (22), em Brasília. "A segunda maior bacia leiteira do Brasil está no nosso estado. São 4,6 bilhões de litros produzidos por ano, em mais de 100 mil propriedades em 467 municípios. Muitas famílias têm nessa vocação a sua única forma de se sustentar. Precisamos encontrar alternativas para preservar o setor", argumentou Sartori. O ministro foi receptivo ao pleito e deve estudar medidas que mantenham a sustentabilidade do mercado. Os deputados Alceu Moreira e Gilberto Capoani acompanharam o governador na audiência.

Histórico

Os produtores de leite e derivados da Região Sul, principalmente do Rio Grande do Sul, têm enfrentado sérias dificuldades nos últimos meses, em virtude do aumento da importação de laticínios. O assunto também pautou um seminário promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), presidida pela senadora Ana Amélia, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.

Expointer

Sartori aproveitou a agenda para tratar de ajustes finais para a 40ª edição da Expointer. Maggi, que já confirmou presença na solenidade de abertura neste sábado (26), também participa de eventos relacionados à modernização da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, na manhã de domingo (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Governo RS

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp