07/06/2017 às 08h55min - Atualizada em 07/06/2017 às 08h55min

PF investiga desvio de recursos públicos em obras executadas no Noroeste do RS

Foto: Divulgação PF/RS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, a Operação Entrega Simulada para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações e execução de obras públicas, principalmente o asfaltamento de ruas em municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Pelo menos 20 contratos que totalizam mais de R$ 30 milhões  estão sob investigação. O prejuízo estimado pode ultrapassar R$ 10 milhões.

Mais de 80 policiais federais cumprem nove mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva nas cidades de Frederico Westphalen, Seberi, Derrubadas, Vicente Dutra, Barra do Guarita e Porto Alegre. A ação teve início em julho do ano passado e apura a participação dos investigados em diversos delitos, como fraudar o caráter competitivo dos certames licitatórios, fraudes na execução das obras públicas, sonegação de contribuição previdenciária, estelionato, crimes contra a ordem tributária, tráfico de influência, fraude processual, corrupção ativa e passiva, entre outros.

A operação foi denominada “Entrega Simulada”, em razão da fraude praticada pela organização criminosa, que pesava caminhões carregados com material diverso do contratado e depois emitia comprovantes de pesagem simulando a entrega de asfalto nas obras públicas licitadas. Somente em uma das obras investigadas estima-se que foram desviadas aproximadamente 400 toneladas de asfalto.

Os presos e o material apreendido estão sendo encaminhados para a sede da Polícia Federal em Santo Ângelo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp