31/05/2017 às 16h54min - Atualizada em 31/05/2017 às 16h54min

Vazão de hidrelétrica no rio Uruguai chega a 18 milhões de litros por segundo

A vazão do Rio Uruguai na hidrelétria de Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó-SC e Alpestre, está em 19 milhões de litros por segundo, o que equivale a 18 mil metros cúbicos por segundo. É como se 600 caminhões com 30 mil litros cada passassem a cada segundo pelo rio.

De acordo com um comunicado da Foz do Chapecó Energia S.A., como a usina é de fio d'água, não têm capacidade para acumular volumes expressivos. Portanto quase toda a água que chega no lago formado pela barragem, é liberado pelo vertedouro ou na geração das turbinas.

A gestão da vazão e da geração de energia está sendo orientada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que está coordenando as oito usinas na bacia do Rio Uruguai. Tanto que na hidrelétrica de Itá, por exemplo, a vazão que estava em oito mil metros cúbicos na terça-feira, passou para 12 mil nesta quarta-feira. Mesmo assim o lago baixou 1,40 metro desde sábado, quando a vazão estava com apenas 858 metros cúbicos por segundo,, para poder reter parte das chuvas se aumentar o volume.

A Foz do Chapecó informou que há previsão de que o volume de água possa chegar a 20 mil metros cúbicos por segundo entre terça-feira e quarta-feira. No entanto ponderou que esse volume é bastante inferior à cheia de 2014, quando chegou a verter quase 30 mil metros cúbicos por segundo.

O aumento da vazão preocupa os moradores de cidades ribeirinhas como Águas do Chapecó, São Carlos, Palmitos, Mondaí e Itapiranga. Em Itapiranga o rio já estava próximo de dez metros acima do nível normal na tarde desta quarta-feira.

A partir de 11 metros já começa a atingir residências. A Foz do Chapecó infomou que está em alerte e orienta os moradores a acompanharem as informações atualizadas.

No site www.fozdochapeco.com.br é possível acompanhar os dados hidrológicos de hora em hora. 


ClicRBS
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp