04/11/2016 às 10h53min - Atualizada em 04/11/2016 às 10h53min

Política

PSDB vence nas urnas
 
As eleições municipais realizadas no domingo, 30 de outubro, em segundo turno, confirmaram o crescimento do PSDB e a derrocada do PT no Brasil. Os tucanos conquistaram 14 das 19 prefeituras disputadas, enquanto os petistas não conseguiram emplacar uma vitória sequer nos sete municípios onde concorriam ao Executivo. Após décadas com predominância da ideologia de esquerda, a direita começa a retomar o poder e a confiança dos eleitores.
Embora não se possa dizer que as agremiações partidárias atendam de forma ferrenha as suas doutrinas políticas, os governos apresentam algumas diretrizes diversas. Há, de um lado, aqueles que usam da máquina pública para esbanjar assistencialismo e privilégios; há, de outro, aqueles que promovem gestão pública com vista à estabilidade econômica e a geração de riquezas, com foco principal na promoção da iniciativa privada.
Há quem diga que as eleições municipais deste ano serviram como uma aprovação e legitimidade do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O resultado dos petistas no pleito foi um aviso de que o partido chegou a um momento delicado, do qual não será possível sair sem uma verdadeira modificação estrutural, principalmente de seus componentes. A renovação, diante desse cenário de descrédito, porém, parece ser difícil.
 
Eles voltarão
 
                No Rio Grande do Sul, somente quatro municípios tiveram segundo turno: Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria. Com o resultado dos pleitos, houve alteração nas duas esferas do poder: Executivo e Legislativo. Três deputados conquistaram o cargo de prefeito e sairão do Parlamento, o que abrirá espaço para os suplentes das eleições de 2014. Os três suplentes, na verdade, já ocuparam esses cargos eletivos e, agora, voltarão a exercê-los.
            Em Porto Alegre, de quinto colocado nas pesquisas antes do pleito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi eleito o novo chefe do Executivo. A vitória expressiva totalizou 60,50% contra 39,50% do atual vice-prefeito e candidato Sebastião Melo (PMDB). Em razão da conquista do tucano e atual deputado federal, Yeda Crusius (PSDB), primeira suplente, volta à Câmara dos Deputados.
Com uma votação extremamente acirrada, Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito em Santa Maria, derrotando Valdeci Oliveira (PT). A diferença foi de apenas 226 votos, o que corresponde ao percentual de 50,08% e 49,92%. Com a vitória do tucano e atual deputado estadual, Zilá Breitenbach (PSDB) assume como titular na Assembleia Legislativa e mantém o cargo até o fim da legislatura.
            O deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) elegeu-se para a prefeitura de Canoas. Ele conquistou 51,25% dos votos, contra 48,75% da candidata e atual vice-prefeita Beth Colombo (PRB). Com esse resultado, Assis Melo (PCdoB), que esteve na Câmara dos Deputados de 2011 a 2015 e atualmente é primeiro suplente da coligação, retorna ao cargo de deputado federal.
            Em Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB) foi eleito prefeito ao derrotar Edson Nespolo (PDT). O líder da oposição conquistou 62,79% dos votos, enquanto o representante do governo recebeu 37,21%. Guerra é advogado e atuou como secretário municipal de Turismo e vereador, com mandato pelo PSDB, partido do qual foi expulso no ano de 2013.
Link
Leia Também »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp