19/05/2017 às 09h57min - Atualizada em 19/05/2017 às 09h57min

Consumidoras esquecidas

Existe um grupo consumidor que quase nunca é lembrado pela maioria das empresas: as mulheres maduras com idades entre 35 e 55 anos, denominadas de “Midults”. O curioso é que a geração de consumidores nascida entre 1980 até meados dos anos 90, que são denominadas de “Millenials” são bastante paparicados pelas empresas e pela mídia, mas eles não têm o poder de compra das “Midult”. Estas mulheres de 35 a 55 anos de idade são um dos grupos de consumidoras mais poderosas, tanto que representam de 70 a 80% dos gastos dos consumidores em todo o mundo. Estas mulheres são bem-sucedidas, frequentes na internet, principalmente pelo Instagram e têm boa renda. O que ocorre é que as motivações e desejos de compra deste grupo são mal compreendidos e ignorados por muitas empresas.  E estes interesses vão de viagens, aquisição de automóveis, dos produtos das linhas de saúde e beleza, até os investimentos financeiros.
É preciso entender que esta fatia do mercado detém o poder de tomada de decisão de compra, sobre muitos indivíduos das gerações abaixo dela, como também acima, ou seja, seus filhos e sobrinhos, assim como seus pais e seus tios. É muito importante saber que este novo grupo de consumidores estão todos os dias em maior número online, do que a geração que vem abaixo deles, os “millenials”.
84% das mulheres adultas entre os 35 e os 44 anos e 76% das situados entre 45 e os 54 são utilizadoras diárias de Internet, principalmente no celular, enquanto que 82% dos “millennials” navegam diariamente. Outro dado importante da pesquisa é que elas têm maior predisposição a partilhar conteúdo criado nas redes sociais. Além disso, 72% usam a internet principalmente pelas redes sociais. De certa forma elas são um atalho para o marketing das empresas chegue até as outras gerações. Ainda existe mais um dado importante nesta pesquisa, 47% dos indivíduos deste grupo consumidor, são financeiramente responsáveis, quer seja por um pai, quer seja por uma criança. E uma em cada sete destas mulheres é financeiramente responsável pelos dois. Estas consumidoras são bem informadas e prestam muita atenção às pesquisas, precisam de provas da qualidade dos produtos, necessitam ouvir opiniões, assistir ou ler testemunhos de outros clientes sobre determinado produto antes de comprarem. Neste turbilhão de canais de comunicação que temos hoje, há uma tendência de as empresas focarem em determinados nichos de mercado e grupos consumidores, o que não está errado, pois não há como ser proativo atirando para todos os lados, como eu já disse aqui várias vezes, mas de vez em quando é preciso dar uma boa olhada para os lados, se informar, porque as tendências de mercado são muito voláteis e desta forma, mudam toda hora.
Nestas mudanças surgem oportunidades e surgem novos grupos consumidores, que acabam sendo mais participativos no mercado, e, neste caso, precisamos nos comunicar com eles e atender às suas necessidades. É preciso atenção para perceber e velocidade para agir!
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